MEC reabre sistema para inclusão de novos alunos no Fies

Inscrições para novos contratos podem ser feitas a partir desta segunda-feira (23) no site do programa

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Sistema do Fies é reaberto, mas apenas para contratos já em andamento
CHARLES SILVA DUARTE / O TEMPO
Sistema do Fies é reaberto, mas apenas para contratos já em andamento

O Ministério da Educação (MEC) abre a partir desta segunda-feira (23) o Sistema Informatizado do Fies para a realização de novos contratos, referentes ao primeiro semestre deste ano.  As inscrições poderão ser feitas no portal do programa sisfiesportal.mec.gov.br. A novidade é que o sistema terá um prazo para que os estudantes peçam o financiamento. Isso poderá ser feito até o dia 30 de abril. Antes, a adesão podia ser feita a qualquer momento.

Segundo o MEC, os estudantes que fizerem a adesão até o dia 29 de março não estarão sujeitos às mudanças feitas por meio de portaria no final do ano passado. Aqueles que aderirem a partir do dia 30 março deverão ter obtido média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e não ter tirado zero na redação.

Concluída a inscrição no SisFies, o estudante tem de validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino, em até dez dias, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Após validar as informações, ele deve comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os atuais agentes financeiros do programa. Se houver dúvida, o estudante deve ligar para 0800-616161.

Leia tudo sobre: fiesmeceducaçãoinscrição