Jovens pacientes superam limites em trilhas na Serra do Curral

Crianças e adolescentes da Associação Mineira de Reabilitação (AMR) participaram de circuito, na Serra do Curral

iG Minas Gerais | Litza Mattos |

Crianças da AMR participam pela segunda vez do Circuito Mineiro de Trekking
Divulgação AMR
Crianças da AMR participam pela segunda vez do Circuito Mineiro de Trekking

Ser trekkeiro é descobrir os próprios limites e aprender a conviver com os limites dos outros. A definição estampada no site da Minas Trekking - organização que promove o esporte no Estado nunca serviu tão bem, como para as cinco crianças e adolescentes atendidas pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Com idades entre 4 e 17 anos, e acompanhados dos pais e de dois monitores, eles participaram pela segunda vez do Circuito Mineiro de Trekking que aconteceu neste domingo, em Belo Horizonte.

A primeira etapa da competição foi realizada no Parque da Serra do Curral e faz parte das atividades previstas no projeto “Superando as Diferenças Através do Esporte” da AMR. Ao todo, serão 11 etapas divididas ao longo do ano.

Durante os últimos meses, todos os competidores mirins receberam preparação física especial para obter mais resistência e, claro, conseguirem completar a prova. O percurso também foi adaptado de acordo com as características e necessidades dos pacientes (paralisia cerebral, tetraplegia espástica, espinha bífida lombar, espinha bífida não especificada, hemiplegia infantil, transtorno do plexo, distrofia muscular, dentre outras).

Antes da atividade, os instrutores que acompanharam os atletas deram dicas sobre o percurso e fizeram um treino para a contagem dos passos. A prova começou por volta de 10h e terminou ao meio dia. Uma das participantes, a Bia, 13 anos, é cadeirante e conseguiu concluir todo o trajeto empurrada por um dos instrutores, que passou por vários trechos bem íngremes. Já outros, que tinham o auxílio de equipamentos para manter o equilíbrio também ficaram bastante cansados. No entanto, todos saíram com a sensação de "dever cumprido" e da superação de mais um desafio.

De acordo com a assessoria de imprensa da AMR, a segunda etapa será realizada no próximo mês (15/03), mas o local ainda não foi divulgado para que os competidores não treinem com antecedência na trilha.

Parque Serra do Curral

Conta com dez mirantes que podem ser acessados por meio de trilhas. A mais explorada é conhecida como Travessia da Serra, tem 2,3 km de extensão e apresenta um alto nível de dificuldade. Em alguns pontos do parque, a altitude chega a 1.300 m e é possível ter uma visão panorâmica de toda a capital.