Eslovaca de 20 anos desbanca segunda favorita e vai à final

Vencendo a romena Irina-Camelia Begu, esta é a primeira vez que Anna Schmiedlova chega a uma decisão como profissional

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

A adversária de Schmiedlova na final sairá da partida entre a sueca Johanna Larsson e a italiana Sara Errani
Anna Karolína Schmiedlova/divulgação
A adversária de Schmiedlova na final sairá da partida entre a sueca Johanna Larsson e a italiana Sara Errani

 A eslovaca Anna Schmiedlova, 20, 75ª do ranking mundial, chegou à final do Aberto do Rio após vencer a romena Irina-Camelia Begu, 24, número 34 do mundo e segunda cabeça de chave do torneio, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/2, em 2 horas e 43 minutos. Está será a primeira final da carreira profissional da tenista da Eslováquia.

Schmiedlova surpreendeu a romena no início da partida com um jogo consistente. Dando poucas oportunidades de quebra para sua adversária, conseguiu fechar o primeiro set em 6/3. No segundo, Begu sentiu fortes dores abdominais e chegou a pedir atendimento médico, mas conseguiu se recuperar na partida, fechando o set em 6/4.

Após uma pausa de dez minutos no intervalo do segundo para o terceiro set devido ao calor de cerca de 30°C, as tenistas voltaram à partida. No entanto, quando o set estava empatado em 1 a 1, o jogo foi paralisado novamente para atendimento médico de Begu, que teve um sangramento no nariz. Após retornar à partida, a romena teve seu saque quebrado e não conseguiu mais se recuperar, perdendo o set final por 6/2. 

Esta foi a terceira partida entre as duas tenistas, que estavam empatadas no confronto direto. Schmiedlova havia vencido o primeiro confronto, em 2013, no Torneio de Nanjing, mas, jogando no saibro, mesmo tipo de piso utilizado no Aberto do Rio, Begu deu o troco em 2014, em Bogotá.

A adversária de Schmiedlova na final sairá da partida entre a sueca Johanna Larsson, 69ª do ranking, e a italiana Sara Errani, número 16 do mundo e principal favorita do torneio, que venceu a brasileira Bia Haddad nas quartas de final. O jogo entre as duas acontece ainda neste sábado (21).

Leia tudo sobre: AnnaEslováquiaAberto do RioFinal