FIVB confirmará Mundial em outubro nos próximos dias

Entidade que rege o vôlei ao redor do planeta informou à reportagem que anúncio oficial não tardará a acontecer

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

douglas magno
undefined

Como O Tempo antecipou na última semana, o Mundial de clubes acontecerá mesmo em outubro e terá o Sada Cruzeiro como anfitrião pelo terceiro ano consecutivo.

A informação será confirmada, nos próximos dias, pela Federação Internacional de vôlei (FIVB). No site da entidade, consta apenas que o torneio masculino acontecerá em maio em território brasileiro. A organização que rege a modalidade ao redor do mundo foi procurada pela reportagem e afirmou que novidades serão divulgadas em breve.

Em 2013, o ginásio Divino Braga, em Betim, foi o palco do primeiro título mundial do Brasil, conquistado pelo Sada Cruzeiro. No ano seguinte, foi a vez do Mineirinho receber alguns dos melhores times do mundo. Nesta oportunidade, o time-sede caiu para o Al-Rayyan, do Catar, nas semifinais e terminou em quarto lugar. O título ficou com o Belogorie Belgorod, da Rússia.

Para 2015, o lugar ainda não foi definido, podendo acontecer em Belo Horizonte, Betim ou até mesmo Contagem. É provável que o Mineirinho seja o ginásio escolhido, já que o local vai receber investimento do governo do Estado nos próximos meses.

Ao contrário do último ano, quando aconteceu em maio, o torneio deste ano vai iniciar-se em outubro, mais precisamente no dia 26.

"Neste período, evitamos a presença de times de aluguel, como aconteceu na última edição. Times do Catar e outros países aproveitam que o contrato de muitos jogadores com clubes já se encerrou para contratá-los por poucas semanas. Além disso, teremos mais tempo de nos prepararmos e organizarmos tudo que for necessário", indica o diretor esportivo Flávio Pereira, do Sada Cruzeiro.

Outros fatores foram apontados como positivos pelo dirigente. "Iremos conhecer os times participantes em abril e o período será suficiente para deixar tudo em ordem. Além disso, o Mundial em maio acontece logo após a Superliga, quando é o clímax da temporada no vôlei nacional. Os times estão comemorando ou lamentando os resultados finais e o Mundial, logo em seguida, não aparece em um momento ideal. Em outubro, já dá pra começar a nova temporada em grande estilo, com mais atenção do público e mídia",

Até aqui, o Sada Cruzeiro, por ser o anfitrião, é um dos garantidos na competição. Além dele, também está confirmado o UPCN-ARG, atual campeão sul-americano.

Campeões da Ásia, África, Europa também atuarão, além de convidados a serem definidos pela organização do evento. O provável é que oito times participem, sendo divididos em dois grupos de quatro, com os dois melhores de cada se classificando para as semifinais.