As ironias de uma vila feliz

Espetáculo de rua leva música e reflexão à praça de Santa Tereza

iG Minas Gerais | lucas buzatti |


Montagem da Pierrot Lunar já passou por mais de 70 cidades
Andrea Rego Barros
Montagem da Pierrot Lunar já passou por mais de 70 cidades

Baseado no conto homônimo do escritor Aníbal Machado, o espetáculo de rua “Acontecimento em Vila Feliz”, da Cia. Pierrot Lunar, volta a Belo Horizonte hoje, na praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. A peça – que integra a programação da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança – conta a história de Helena, jovem bela e sedutora que se envolve com um forasteiro e gera um rebuliço na pacata Vila Feliz.

“A história trabalha com aquela máxima de que ‘quem conta um conto aumenta um ponto’. Helena é julgada e cobrada por seu relacionamento e sua vida vira um transtorno à medida que aparecem mais mentiras e conversas atravessadas. A peça trabalha questões típicas do interior, mas que são microcosmos do que acontece em todo lugar, seja em Vila Feliz, em Belo Horizonte ou em Brasília”, explica o diretor do espetáculo, Léo Quintão.

Apesar de trazer discussões urgentes à tona, através da ironia marcante do texto de Aníbal Machado, a peça é leve e divertida. “É um espetáculo musical. São nove músicas, executadas ao vivo, e seis atores que trabalham vários momentos entre o narrador e os personagens. A história é contada de uma forma muito agradável, que deixa o passante encantado”, diz Quintão, lembrando que as canções do espetáculo foram todas compostas pelo mineiro Luiz Rocha (Todos os Caetanos do Mundo).

Sobre a montagem, Quintão conta que a peça sempre acontece em uma praça, onde são adaptados alguns complementos cenográficos. “O principal elemento é um Fusca 64, que decora o ambiente e ajuda a contar a história. Acontece tudo em torno dele. E sempre pegamos um Fusca da cidade em que estamos nos apresentando. Então, cada vez é um Fusca diferente”, explica. “Agora, o grande barato são as praças em si. Os coretos, as igrejas, os bustos. Cada uma tem seu próprio charme”.

“Acontecimento em Vila Feliz” estreou em 2011 e, até agora, já passou por mais de 70 cidades do Sudeste, Norte e Nordeste. “O que mais tem nos dado prazer é a possibilidade de rodar o Brasil com o espetáculo, de apresentá-lo em vilas pequenas, onde há uma identificação dos presentes com os personagens, onde as crianças se encantam com as músicas. Você leva o teatro a lugares onde ele nunca havia chegado, e planta aquela semente ali”, pontua.

Para o diretor, o fato de apresentar a peça há quatro anos ajuda a afinar os ponteiros e a manter acesa a alegria de contar a história. “Acho que vale aquela máxima do teatro de que quanto mais se faz, mais se aprimora. Há sempre algo novo para os atores, várias possibilidades do inesperado”, reflete.

Agenda

O quê. Espetáculo “Acontecimento em Vila Feliz”, da Cia. Pierrot Lunar

Quando. Hoje, às 16h30

Onde. Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza

Quanto. Entrada gratuita

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave