Obra investiga o nazismo explicando seu surgimento

iG Minas Gerais |

Eduardo Szklarz apresenta ampla investigação em forma de livro
Enrico Fantoni
Eduardo Szklarz apresenta ampla investigação em forma de livro

O nazismo é fruto de várias pesquisas acadêmicas e repercute em mesma proporção no meio artístico. Na literatura, obras exploram os horrores do sistema totalitário instalado por Adolf Hitler. Entra nesse filão, “Nazismo, Como Ele Pôde Acontecer”, que será lançado hoje, às 16h, no Café com Letras Savassi (rua Antônio de Albuquerque, 781). Nele, o jornalista Eduardo Szklarz explica como uma sociedade tão desenvolvida como a Alemanha aderiu à ideologia.

“Hoje, os historiadores sabem que o nazismo não foi uma insanidade sem sentido. Na verdade, foi a consequência de ideias que já estavam em voga na Europa muito antes de Hitler chegar ao poder. Ele apenas juntou-as para produzir um coquetel explosivo”, diz Szklarz.

O que o jornalista faz é um trabalho de investigar, por meio de leituras e entrevistas, o nascimento e desenvolvimento de ideias como eugenia e antissemitismo.

Além disso, traz fatos pouco conhecidos, como o que praticamente todas as categorias profissionais adotaram o regime não exclusivamente à força, mas por vontade própria. (VL)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave