Tribunal de Contas de MG tem nova diretoria

Sebastião Helvécio Ramos tomou posse como novo presidente do TCE de Minas Gerais; Carlin Moura aprovou a escolha e já prevê mudanças

iG Minas Gerais |

Posse. Novo presidente do TCE, Sebastião Helvécio, ao lado do prefeito de Contagem, Carlin Moura
RICARDO LIMA/PMC
Posse. Novo presidente do TCE, Sebastião Helvécio, ao lado do prefeito de Contagem, Carlin Moura

Em solenidade realizada no último dia 9, Sebastião Helvécio Ramos de Castro tomou posse como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), para o biênio 2015-2016.

Na ocasião, também foram empossados o vice-presidente, conselheiro Cláudio Couto Terrão, e o corregedor do TCE, conselheiro Mauri José Torres Duarte. O evento aconteceu no auditório Vivaldi Moreira, na sede da instituição, em Belo Horizonte.

O novo presidente do TCEMG, Sebastião Helvécio, afirmou que fazer um futuro melhor do que o presente deve ser o compromisso de todos os brasileiros e se comprometeu a oferecer à sociedade serviços de inteligência para apurar a ineficiência e a corrupção na administração pública. “Assumo a presidência confortavelmente, porque estamos amparados por um planejamento estratégico e também porque nosso trabalho é em equipe”.

Sebastião Helvécio declarou, ainda, sua total confiança na qualidade do trabalho desenvolvido pelos servidores. “Estou muito tranquilo, porque recebo uma Casa muito bem organizada e não preciso fazer grandes mudanças. Todos estão preparados para formar um grande conjunto e cumprir a missão do tribunal”.

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, presente à cerimônia, considerou assertiva a escolha de Ramos para assumir a presidência do TCE e disse acreditar que sua gestão será positiva. “Conheço Sebastião há muitos anos, trata-se de um grande homem público, que já contribuiu muito para o crescimento do Estado, quando era deputado estadual. Tenho certeza de que, agora, à frente do TCE, realizará grandes ações, no sentido de modernizar, ainda mais, a instituição e contribuir de forma significativa com o combate à corrupção”.

Novos empossados

Sebastião Helvécio assume a presidência do Tribunal de Contas após atuar como vice-presidente na gestão de Adriene Andrade. Helvécio é médico pediatra, bacharel em direito e especialista em Controle Externo, além de possuir extensa carreira política. Foi vice-prefeito de Juiz de Fora, secretário de Estado de Saúde e deputado estadual.

No TCE-MG, Helvécio já foi corregedor e vice-presidente e coordenou o estudo sobre a dívida do Estado de Minas com a União, e seu parecer, no Balanço Geral do Estado de 2010, tornou-se fonte para a lei que reduziu os juros das dívidas dos Estados e municípios, sancionada no mês passado.

O vice-presidente eleito, Cláudio Couto Terrão, é graduado em ciência da computação e em direito. Entre outros cargos, exerceu os de procurador federal e procurador do Ministério Público. Foi nomeado conselheiro em 2010. O corregedor Mauri Torres foi deputado estadual por seis legislaturas e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por dois mandatos consecutivos. Foi nomeado conselheiro do TCE em 2011.

TCE - MG

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais foi criado pela Constituição Mineira de 1935. Porém a fiscalização das contas públicas por um tribunal já estava prevista na primeira Constituição Republicana de Minas, de 1891, que determinava, no artigo 109, a sua criação “quando for conveniente”. Realiza o controle externo da gestão dos recursos públicos, fiscalizando as contas e os gastos do Estado e dos municípios.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave