Ciclones afetam a Austrália e provocam danos materiais sem vítimas

Chamados de Lam e Marcia, ciclones atingiram a costa australiana nesta sexta-feira (20); postes de energia elétrica e árvores foram derrubados

iG Minas Gerais | AFP |

Nenhuma pessoa ficou ferida, segundo balanço inicial, depois da passagem de dois ciclones na costa australiana
PETER PARKS / AFP
Nenhuma pessoa ficou ferida, segundo balanço inicial, depois da passagem de dois ciclones na costa australiana

 Dois ciclones atingiram as costas da Austrália nesta sexta-feira (20) e provocaram importantes danos materiais, mas não fizeram vítimas, segundo o primeiro balanço oficial.

Em um primeiro momento, Lam, uma tempestade de nível 4 em uma escala que vai até 5, atingiu a região norte do país e afetou várias comunidades aborígenes, 500 km ao leste de Darwin, capital do Território do Norte.

Pouco depois, Marcia, uma potente depressão de grau 5 afetou as costas de Queensland (nordeste).

Antes de ser reduzido para a categoria 1, Lam produziu "danos consideráveis", mas limitados, em Milingimbi e Ramingining, mas nenhum habitante ficou gravemente ferido, segundo Bruce Porter, chefe da polícia local.

A passagem do ciclone derrubou postes de energia elétrica e árvores, além de ter afetado estradas e edifícios.

Em Queensland, Marcia atingiu a costa perto da baía de Shoalwater, ao norte de Yeppoon, cidade de 16.000 habitantes que fica a 670 km de Brisbane, capital do estado, onde foram registradas rajadas de ventos e inundações.

As autoridades chegaram a temer um desastre na cidade, mas o ciclone passou 'de raspão', nas palavras da primeira-ministra do estado, Annastacia Palaszczuk.

Quase 30.000 pessoas estavam sem energia elétrica em suas residências na região, onde as casas sofreram danos leves.

Leia tudo sobre: cicloneaustráliaclimaAustrália