CEF lidera ranking dos mais reclamados

Em segundo lugar no ranking de reclamações do último mês de janeiro aparece o HSBC, com 112 reclamações

iG Minas Gerais |

BRASÍLIA. A Caixa Econômica Federal (CEF) liderou o ranking de reclamações do Banco Central (BC) em janeiro deste ano. No levantamento são considerados bancos e financeiras que têm atualmente mais de dois milhões de clientes.

A Caixa, que tem 74,5 milhões de clientes, recebeu 953 queixas consideradas procedentes. Com isso, registrou um índice de reclamações de 12,78. Segundo o BC, a maior parte das reclamações (466) foram por “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços”. O índice de reclamações, que é o principal critério utilizado pela autoridade monetária para formar o ranking, é calculado com base no número de reclamações dos correntistas consideradas “procedentes”, multiplicado por um milhão e dividido pelo número de clientes da instituição financeira.

Em segundo lugar no ranking de reclamações do último mês de janeiro aparece o HSBC, com 112 reclamações. Em terceiro lugar, está o Santander, banco que possui 31,44 milhões de clientes. Foram registradas no mês 234 reclamações procedente. Seu índice de reclamações somou 7,44 no mês passado.

O Bradesco é o quarto pior banco, segundo o ranking. Com 74,9 milhões de correntistas, houve 541 queixas procedentes em janeiro, o que resultou em um índice de 7,22. Em quinto lugar ficou o Banrisul, que tem 3,88 milhões de clientes atualmente. As reclamações somaram 25 no mês de janeiro e esse montante resultou em um índice de reclamações de 6,42.

Respostas

CEF: “A redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais internos e externos são prioridades do banco. A Caixa revisa permanentemente seus serviços e produtos para garantir a satisfação dos seus clientes”.

Santander: “Tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos”.

Bradesco: “Desenvolve um programa intensivo de revisão de processos sempre procurando aumentar o nível de satisfação de seus clientes”.

HSBC: “Segue padrões de qualidade para atender os pontos levantados nas avaliações dos seus clientes”.

Banrisul: Não se pronunciou.

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