Grécia confia que nova proposta de financiamento agradará a todos

O ministro da Economia grego, Yanis Varoufakis, afirma que o acordo ainda é possível, mesmo após a firme negativa da Alemanha ao seu projeto

iG Minas Gerais | AFP |

Tsipras está confiante que a Grécia chegará a um acordo com a União Europeia
Patrick Domingo / AFP
Tsipras está confiante que a Grécia chegará a um acordo com a União Europeia

A Grécia anunciou nesta quarta-feira estar "otimista" de que irá resolver a crise da dívida, atendendo as demandas tanto do eleitorado que pôs no poder o novo governo quanto dos credores com sua proposta para a prorrogação do financiamento de sua dívida, apesar do ceticismo da UE.

O ministro da Economia grego, Yanis Varoufakis, afirma que o acordo ainda é possível, mesmo após a firme negativa da Alemanha ao seu projeto, que ressuscitou o fantasma de uma saída catastrófica da Grécia da zona do euro.

"Estamos no caminho certo, estou otimista de que tudo terminará bem amanhã ou depois de amanhã", disse Varoufakis a jornalistas.

"Nossa proposta será reescrita de forma que vá atender tanto às demandas do lado grego quanto ao comando do Eurogrupo", afirmou.

Espera-se que Atenas envie uma carta para Jeroen Dijsselbloem, diretor do Eurogrupo, na quinta-feira, para pedir uma prorrogação de até seis meses ao seu acordo de financiamento que deixe de lado as obrigações de um plano integral, que prevê medidas de contingência impopulares na Grécia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave