Ao menos 20 mortos no Níger por bomba de avião não identificado

Níger e Chade descartaram qualquer possibilidade de envolvimento de seus exércitos no lançamento da bomba

iG Minas Gerais | AFP |

Pelo menos 20 pessoas morreram na tarde de terça-feira atingidas por uma bomba lançada de um avião "não identificado" contra um funeral em uma cidade no sudeste do Níger, que faz fronteira com a Nigéria, informaram nesta quarta-feira fontes locais e humanitárias.

Uma fonte humanitária informou que as vítimas participavam do funeral de uma autoridade provincial, e que o ataque deixou "entre 20 e 30 mortos".

Duas autoridades locais evocaram, por sua vez, entre "31 ou 32 o número de mortos e 20 feridos", atingidos por uma bomba lançada por "uma aeronave não identificada" perto da mesquita de Abadam.

A bomba atingiu a parte nigerina desta cidade, que também tem parte do seu território na Nigéria, de acordo com as fontes.

Os exércitos do Níger e do Chade estão atualmente destacados na fronteira com a Nigéria para combater o grupo nigeriano islamita Boko Haram, que tem multiplicado seus ataques no Níger nas duas últimas semanas.

Níger e Chade descartaram qualquer possibilidade de envolvimento de seus exércitos no lançamento da bomba.

"Inicialmente pensamos em um erro do Níger ou do exército do Chade, mas finalmente as nossas suspeitas apontam para o exército nigeriano", declarou um conselheiro de Bosso, cidade localizada a 10 quilômetros de Abadam.

De acordo com esta fonte, que indicou um total de "37 mortos e 20 feridos", uma primeira bomba deixou um morto há três dias na cidade de Gamgara, também localizada próxima de Bosso.

O porta-voz da aviação nigeriana, Dele Alonge, negou o envolvimento da Nigéria neste incidente.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave