Motoristas que voltam para casa nesta quarta-feira devem pegar chuva

Previsão é de pancadas de chuva ao longo do dia em toda Minas Gerais; Defesa Civil emitiu alerta para chuvas e rajadas de vento de até 50 km/h na grande BH

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Cidades - Do dia - SABARA - BR381 - MG - Volta de feriado de Carnaval,  na BR-381 sentido Vitoria Belo Horizonte .
FOTO: JOAO GODINHO/ O TEMPO 18.2.2015
JOAO GODINHO/ O TEMPO
Cidades - Do dia - SABARA - BR381 - MG - Volta de feriado de Carnaval, na BR-381 sentido Vitoria Belo Horizonte . FOTO: JOAO GODINHO/ O TEMPO 18.2.2015

Os mineiros que deixaram para voltar para casa nesta Quarta-Feira (18) de Cinzas podem pegar estrada com chuva. A previsão, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), é de pancadas de chuvas em praticamente todas as regiões de Minas Gerais. 

Conforme o órgão, o último dia do Carnaval terá céu parcialmente nublado até mesmo nas regiões Norte, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, com possibilidade de pancadas de chuva isolada. Nas outras regiões do Estado a previsão é de pancadas de chuva por vezes fortes e acompanhadas de trovoadas. 

FOTO: SIMGE / DIVULGAÇÃO Previsão é de chuvas em praticamente todo o Estado

Os belo-horizontinos que já estão na capital também devem enfrentar chuva. A Defesa Civil municipal emitiu um alerta nesta quarta-feira para a possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h em toda a região metropolitana. O volume estimado é de 10 à 20 mm. O alerta é válido desta tarde até a manhã de quinta-feira (19). As temperaturas deverão ficar entre 18 e 29º C. 

Ainda de acordo com o órgão, estas chuvas que estão atingindo Minas Gerais são consequência de uma região de convergência de umidade que, associada à frente fria no oceano, vem influenciando o tempo na maior parte da região Sudeste do país. 

Trânsito

O trânsito nas estradas na volta do feriadão foi intenso desde a manhã desta quarta-feira. Por volta de 6h, a BR-381 na altura de Ravena colocou os motoristas em alerta por causa da pista molhada. Como consequência, o tráfego acabou ficando intenso ao longo de toda a rodovia, principalmente na saída de João Monlevade, que já tem os dois sentidos com retenção.

Outros pontos de destaque são o bairro Citrolândia, em Betim, onde o trânsito na BR-381 também ficou complicado perto da Petrobrás e na ponte sobre o rio das Velhas, na chegada de Vitória, que teve retenções. 

Na BR-040, a movimentação de veículos voltando do Rio de Janeiro também começou cedo. O trânsito ficou lento na rodovia, especialmente em Congonhas, no sentido Belo Horizonte. 

O trânsito na BR-262, por sua vez, fluía normalmente na região de Nova Serrana, mais cedo, mas no fim da manhã, o fluxo de veículos aumentou significativamente na região de Juatuba. O ponto de destaque é a curva da Galinha, onde o alerta deve prevalecer.

Leia tudo sobre: trânsitorodoviaschuvaprevisão do tempo