Cosmopolita, mas pequena e charmosa

Região produtora de vinho abriga ainda escola de culinária

iG Minas Gerais | Paulo Motta |

Sede da Chateau Montelena, uma das vinícolas mais cultuadas da região de Napa
Paulo Motta/Agência O Globo
Sede da Chateau Montelena, uma das vinícolas mais cultuadas da região de Napa

Na virada para Napa, o que você vai encontrar é uma cidade cosmopolita, mas ainda pequena e charmosa, com prédios baixos e ruas tranquilas. Maior centro urbano do vale, ela tem 77 mil moradores, teatros, museus, centenas de restaurantes e bares de vinho.

Um porto seguro, nesse caso, é o Silverado Resort and Spa, cuja sede é um casarão em estilo sulista construído em 1860 por um general da Guerra Civil americana. Hoje, tem campos de golfe profissionais, piscinas, spa e uma localização estratégica, a pouco quilômetros acima da cidade de Napa e a meio caminho de outras cidadezinhas e vinícolas.

Uma delas é a Hall Wines, criada por Craig e Kathryn Walt Hall, perto de Santa Helena. Especializada em cabernet sauvignon, tem mais de 30 vinhos acima de 90 pontos e já teve alguns, como o Kathryn Hall 2008 e o Exzellenz 2010, listados entre os melhores do mundo. O tasting room é uma atração à parte. Um prédio moderno, aberto em vidraças, do arquiteto Jarrod Denton, que contrasta com a sede em pedras de 1885 da histórica vinícola Bergfeld. De um lado, filas de videiras; do outro, jardins com 30 grandes peças de arte contemporânea.

Escola gourmet

Para jantar, vá ao centro de Napa. No 790 da Main Street, em frente a uma curva do rio Napa, está o restaurante Fish Story, de peixes e frutos do mar. A baía de São Francisco está logo ali – da parte de dentro, vê-se a balaustrada do rio. A carta de vinhos é dedicada a Napa.

O outro dia pode começar pelo prestigiado campus de Greystone do The Culinary Institute of America, mais conhecido como CIA, mas criado dois anos antes da Central de Inteligência Americana. É ali que, hoje, estudam boa parte dos jovens e futuros chefs de todo o mundo. O prédio é um castelinho, erguido com pedras vulcânicas, em 1889, como sede de uma cooperativa de produtores da parte alta do vale de Napa, a Greystone Cellars. O prédio, destruído pelo terremoto de Loma Pietra, foi reaberto como campus em 1995.

Mas não se vai lá só para estudar. A coleção com mais de mil saca-rolhas de Christian Brothers, dono da propriedade nos anos 50, é famosa e se espalha em uma enorme sala. Há aulas demonstrativas num teatro-cozinha.

Montelena

Vinícola-mito. Não deixe de conhecer uma das vinícolas-mito de Napa: Chateau Montelena, uma das que venceu, entre os brancos, o célebre e controverso Julgamento de Paris, em 1976, quando vinhos californianos ficaram à frente de célebres borgonhas e bordeaux. Castelo. O Montelena tem sua sede, em Calistoga, num castelo de 1882, com jardim chinês e um lago. A garrafa do chardonnay da safra de 1973 está lá, envidraçada na parede.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave