Galo da Madrugada arrasta dois milhões de pessoas em Recife

Bloco faz homenagem a Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Luiz Gonzaga; Galo da Madrugada entrou para o Guinness Book, em 1995, como maior bloco do mundo

iG Minas Gerais | aline diniz |

Arrastando um público estimado de dois milhões de pessoas, o bloco o Galo da Madrugada deixa bem claro que o Carnaval em Recife (PE) só termina na Quarta-feira de Cinzas. Até a escultura, são seis quilômetros de percurso que reúne pessoas com as mais diferentes fantasias, porém com a mesma alegria. Cansaço não se vê por aqui, e a folia parece estar no sangue dos foliões. Os de fora logo são contagiados, e o calor característico do Nordeste passa a ser só um elemento a mais para deixar a festa ainda mais bonita.

A escultura do Galo tem 27 metros e pesa 33 toneladas. Este ano, a alegoria movimenta as asas e a cabeça. Confeccionado pelo artista plástico Sávio Araújo, o galo tem olhos azuis, em homenagem a Eduardo Campos, candidato a presidente da República pelo PSB, que morreu em um acidente de avião em agosto de 2014. O saxofone da alegoria e o fraque preto são homenagens ao maestro Spok, saxofonista compositor de frevo. O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e o cantor Luiz Gonzaga também foram homenageados durante festa do galo.

O intercambista peruano Daniel Manrique, de 18 anos, se impressionou com a folia. "As pessoas daqui se parecem com as do meu país. Mas sobre o Carnaval, não tem nada parecido", disse à reportagem.

Seis carros alegóricos fazem a festa dos foliões e o tema deste ano é "Asas da América, Asas para o Frevo" e tem como homenageado o compositor caruaruense, responsável por uma coletânea de discos long play (LP) com diversos músicos de frevo, o que prestou grande contribuição para a popularização do ritmo.

Segurança

Mais de quatro mil policiais militares, 316 policiais civis, 1.188 bombeiros e 76 profissionais da Polícia Científica circulam pelas ruas do Recife para manter a ordem durante a folia. Para auxiliar na segurança, 643 câmeras serão usadas no monitoramento da festa, além de orientar a articulação dos agentes.

Origem

O bloco Galo da Madrugada foi criado em 1978 por Enéas Freire. Em 1995, o bloco entrou para o Guinness Book, como o maior bloco de Carnaval do mundo. A intenção de Freire era reviver o Carnaval de rua da cidade. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave