Naná Vasconcelos abre Carnaval de Recife

Com 700 batuqueiros e 12 nações de maracatu, percussionista recifense comanda festa no Marco Zero; neste sábado (14), tradicional Galo da Madrugada

iG Minas Gerais | Aline Diniz |

Antes de começar uma das melhores e mais coloridas festas do mundo, artistas pedem benção às entidades superiores. No palco montado no marco zero de Recife, o percussionista Naná Vasconcelos comanda a homenagem aos orixás. Embaixo, 700 batuqueiros e 12 nações de maracatu se revezam no ritmo para dar as boas vindas ao Carnaval. Com roupas coloridas e bem trabalhadas, os grupos são como famílias e, em cada rosto, é possível ver a gratidão por mais um ano de folia. Alguns inclusive, se benzem, mostrando o sincretismo religioso.

Quem está por perto de Naná e dos batuqueiros não consegue sentir outra coisa, senão energia positiva. Preocupações e sentimentos de tristeza vão desaparecendo enquanto se toca o tambor. Para completar, Fafá de Belém - trajando um vestido vermelho - sobe ao palco e solta sua voz para incendiar o público. Além dela, Elba Ramalho se juntou ao grupo para rogar Nossa Senhora. A cabo-verdiana Lura fez parte do coro para comemorar e enfatizar a diversidade de ritmos. "É uma celebração dos Orixás. Homenageia a cultura africana e também a nossa cultura", falou Nana após a apresentação.

A noite seguiu com apresentações de frevo e, neste sábado (14), a folia começou bem cedo com o bloco Galo da Madrugada, um dos maiores blocos carnavalescos do mundo.

Bloco das Flores

No Carnaval de Pernambuco, idade não tem nenhuma relação com disposição e alegria. Cerca de cem mulheres e homens, a maioria com mais de 60 anos, foram à abertura da festa vestidos como desfilaram em 2014, no Bloco das Flores. De saias rodadas, as mulheres dançam o frevo Lírico, com um ritmo mais lento do que o convencional. Há 15 anos o bloco foi resgatado por Jane Emirce de Melo, 62. Jane é professora universitária de Cultura Popular e batalhou para que o bloco criado em 1920 não se perdesse no tempo. "Este ano o bloco vai homenagear Clarice Lispector", adiantou.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave