Conexão jazzística Suíça-Brasil

Stephan Kurmann lidera show com jazz trio no Café com Letras

iG Minas Gerais | lucas buzatti |

Clássicos do jazz e música brasileira estão no repertório do show
Matthew Lee
Clássicos do jazz e música brasileira estão no repertório do show

De volta a Belo Horizonte, o suíço Stephan Kurmann apresenta neste domingo, no Café com Letras, um repertório que mistura jazz clássico, música brasileira e improvisação. Em formato de trio, o show contará com a presença de Magno Alexandre (guitarra) e Cleber Alves (saxofone), notáveis parceiros brasileiros de Kurmann, que comanda o baixo acústico.

Um dos baixistas de jazz mais requisitados da Europa, Stephan Kurmann ostenta um currículo invejável, tendo dividido palcos com grandes nomes do gênero, como Chet Baker, Steve Grossman, entre outros. Entusiasta da música cubana, o suíço passou três anos estudando na ilha caribenha, onde tocou nos grupos Cubanismo e o Havana Jazz Trio.

Em 1994, Kurmann fundou, em Basel, sua cidade natal, o The Bird’s Eye Jazz Club, que rapidamente tornou-se um dos mais respeitados clubes do gênero no Velho Continente. Através do clube, ele começou um frutífero intercâmbio artístico entre Brasil e Suíça. “Durante quatro anos, fui e voltei de Belo Horizonte várias vezes, e fiz muitos amigos. Com o clube, pude chamar vários deles para tocar na Suíça e também sempre me convidam para voltar ao Brasil”, relata o músico. Kurmann conta, ainda, que trabalhou recentemente com o guitarrista e violonista mineiro Aliéksey Vianna (que atualmente mora em Basel), em um disco ao vivo, também em formato de jazz trio.

Sobre o show no Café com Letras, ele ressalta que o entrosamento com Magno Alexandre e Cleber Alves facilita as diferentes transições do repertório. “Somos muito ligados, por isso o show será mais espontâneo. Tocando com quem conhecemos, temos mais liberdade para improvisar”, explica o suíço.

Magno Alexandre também lembra a informalidade da apresentação. “Tocamos juntos desde 2004, então já temos todo um repertório em comum. Sem contar que o Café com Letras é um lugar mais intimista, tradicional da cidade, onde os amigos se encontram. Foi um dos primeiros lugares que toquei com Stephan aqui em BH. É sempre bom voltar lá”, diz.

Agenda

O quê. Jazz com Stephan Kurmann Trio

QUANDO. Nesta domingo, às 19h

ONDE. Café com Letras (rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi)

QUANTO. R$ 12,50 (couvert artístico por pessoa)

Currículo

Fundador do The Bird’s Eye Jazz Club, o músico suíço Stephan Kurmann já tocou com grandes nomes do jazz, tas como Chet Baker,Mal Waldron, Haral Mabern, Lee Konitz, Kirk Lightsey e Steve Grossman.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave