Dada a largada para o carnaval de 'Beagá'

Moçada de plantão de O TEMPO dá uma forcinha com todas as notícias da festa mais bonita da cidade

iG Minas Gerais | Joana Suarez |

CIDADES . BELO HORIZONTE , MG

CARNAVAL

Desfile do bloco Beijo Grego, no bairro Anchieta, em Belo Horizonte

FOTO: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO / 13.02.2015
Lincon Zarbietti / O Tempo
CIDADES . BELO HORIZONTE , MG CARNAVAL Desfile do bloco Beijo Grego, no bairro Anchieta, em Belo Horizonte FOTO: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO / 13.02.2015

“Ei pessoal, vem moçada, o Carnaval começa nas ruas de Beagá”! A música é, na verdade, do Galo da Madrugada, em Recife (PE), conhecido como o maior bloco do mundo, mas como a capital mineira promete entrar de vez neste ano para a lista das melhores folias do país, já pode pegar o ritmo emprestado. A partir desta sexta-feira (13), é só sair de casa, parar no primeiro bloquinho que encontrar na rua e deixar o corpo arrepiar com a batida dos tambores no peito e o sentimento que surge cada vez mais forte no belo-horizontino de que “é carnaval” e é hora de levantar do sofá, criar uma fantasia e brilhar. Então, Brilha! não por acaso, é o nome do primeiro bloco, que deu a largada nesta sexta às 8h da matina, esperando reunir 10 mil pessoas, no Centro da cidade - porque folião que quer ser folião começa cedo e não perde tempo.

Aqui não é a terra do Cristo Redentor (RJ) nem Olinda (PE), mas vai ter bloco nos “quatro cantos” da cidade. Todo mundo vai poder espantar os males por aqui nas regiões Oeste, Leste, Pampulha, Centro-sul, Barro Preto, e onde mais alguém inventar de juntar a turma e fazer um som. Pra não ter desculpa, tem mais de 100 blocos previstos até a próxima terça-feira.

Neste sábado (14), os “Dados e Dadas” e o “Muringueiro” se juntam à “Calixto” e aos “Narcosados”,) todos estão com o “Toco crú pegando fogo”, escondendo a “Língua” do “Rei” para não falar a “Real” para o “Seu pai e as filhas de Gaby”. Só a “Mocidade dependente de Deus” para abençoar essa turma. E como “Quem não se comunica, se trumbica”, o jeito é chamar o “Afoxé Bandarerê” para soltar o “Dragão da Vila São Jorge” e ir de “Csamba”, “De seu Bento à Dona Lúcia”, porque “Daqui nós num arreda o pé”. Então, vem ver o carnaval lindo de “Beagá” e “Diz que me ama, pô”!

Descubra onde vão sair cada um desses blocos hoje e trace a rota no mapa da folia. A moçada de plantão de O TEMPO dá uma forcinha com todas as notícias da festa mais bonita da cidade.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave