Escolas da Série A prometem grande espetáculo no RJ

Entre as concorrentes, Império Serrano e Estácio de Sá já foram vencedoras das consideradas como elite do carnaval carioca

iG Minas Gerais | Agência Brasil |

Rio de Janeiro.  Folia de Carnaval na cidade atrairá turistas de todo o mundo, em março
ASCOM RIO TUR
Rio de Janeiro. Folia de Carnaval na cidade atrairá turistas de todo o mundo, em março

A Série A, antigo Grupo de Acesso das escolas de samba do Rio de Janeiro, tem, este ano, 15 agremiações, mas somente uma, a campeã, poderá subir para o Grupo Especial no carnaval de 2016. Entre as concorrentes, duas já foram vencedoras das consideradas como elite do carnaval carioca. Império Serrano e Estácio de Sá lutam para voltar a se apresentar entre as maiores.

A Império Serrano, tradicional verde e branca de Madureira, zona norte do Rio, venceu nove vezes no Grupo Especial. Será a terceira agremiação a se apresentar nesta sexta-feira (13), e vai desfilar com o enredo Poema aos Peregrinos da Fé.

A Estácio de Sá também tem tradição. A vermelho e branco do bairro considerado "berço do samba", tem na sua origem a primeira escola de samba do Rio de Janeiro - a Deixa Falar, que teve entre seus criadores o sambista Ismael Silva. A Estácio vai ser a última escola a passar pela avenida amanhã (14), no segundo dia de desfiles da Série A. O enredo será De Braços Abertos, de Janeiro a Janeiro, Sorrio, Sou Rio, Sou Estácio de Sá!

Na noite de hoje e madrugada de amanhã, sete escolas estarão na Passarela professor Darcy Ribeiro, nome oficial do Sambódromo, que popularmente também é chamado de Marquês de Sapucaí, nome da rua em que foi construído.

A primeira a entrar na avenida, às 21h, será a Unidos de Bangu, vencedora da Série B no ano passado, e que depois de 30 anos volta para o antigo Grupo de Acesso. A escola da zona oeste vai para a avenida com o enredo Imperium. O primeiro dia vai terminar com a Caprichosos de Pilares, que vai desfilar com o enredo Na Minha Mão É + Barato. A escola, que costuma apresentar desfiles descontraídos, já esteve na elite e vai ter de perto a concorrência da Porto da Pedra, que promete boa apresentação para voltar ao Grupo Especial.

A Série A tem ainda três agremiações que nunca estiveram entre as maiores: Cubango, Alegria da Zona Sul e União do Parque Curicica. Os integrantes prometem muita animação para tentar conquistar o título de campeã.

Neste grupo, as escolas têm de 45 a 55 minutos para cruzar a pista. Se passarem fora do tempo determinado perdem pontos que podem ser decisivos para o campeonato. Duas delas serão rebaixadas para a Série B, que desfila na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, bairro da zona norte. A vencedora desta série subirá para a Série A em 2016.

Ordem dos desfiles da Série A:

Dia 13 de fevereiro de 2015 – sexta feira 1ª escola – às 21h – G.R.E.S. UNIDOS DE BANGU; 2ª escola – entre 21h45min e 21h55min – G.R.E.S. EM CIMA DA HORA; 3ª escola – entre 22h30min e 22h50min – G.R.E.S. IMPÉRIO SERRANO; 4ª escola – entre 23h15min e 23h45min – G.R.E.S. PARAÍSO DO TUIUTI; 5ª escola – entre 0h e 0h40min – G.R.E.S. UNIÃO DO PARQUE CURICICA; 6ª escola – entre 0h45min e 1h35min – G.R.E.S. UNIDOS DO PORTO DA PEDRA; 7ª escola – entre 1h30min e 2h30min – G.R.E.S. CAPRICHOSOS DE PILARES;

Dia 14 de fevereiro de 2015 – sábado 1ª Escola – às 21h – G.R.E.S. ALEGRIA DA ZONA SUL; 2ª Escola – entre 21h45min e 21h55min – G.R.E.S. ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ; 3ª Escola – entre 22h30min e 22h50min – G.R.E.S. INOCENTES DE BELFORD ROXO; 4ª Escola – entre 23h15min e 23h45min – G.R.E.S. UNIDOS DE PADRE MIGUEL; 5ª Escola – entre 0h e 0h40min – G.R.E.S.E. IMPÉRIO DA TIJUCA; 6ª Escola – entre 0h45min e 1h35min – G.R.E.S. RENASCER DE JACAREPAGUÁ; 7ª Escola – entre 1h30min e 2h30min – G.R.E.S. ACADÊMICOS DO CUBANGO; 8ª Escola – entre 2h15min e 3h25min – G.R.E.S. ESTÁCIO DE SÁ;

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave