Site mostra as mudanças do Carnaval em BH

Página permite acompanhar como foi a festa na capital ao longo de quase 100 anos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Entre idas e vindas, desfiles vazios e festas animadas, o Carnaval de Belo Horizonte segue sua constante metamorfose, estreada antes mesmo do nascimento da cidade. Em  1897, antes mesmo de sua inauguração, os operários das obras da futura capital mineira já se fantasiavam para curtir a folia na região da Praça da Liberdade.

Já no final da década de 40 os bailes populares tomaram conta da população. Batalhas de confete, chuvas de serpentina eram a senha para quem queria ver o sol nascendo pelo lado errado do salão. Foi justamente neste período que surgiram os blocos caricatos e em seguida as escolas de samba.

Em 1980 a prefeitura oficializou o Carnaval na cidade,  fazendo com que os desfiles de Carnaval fossem realizados na avenida Afonso Pena, que por exatos 10 anos abrigou a festa. Na década de 90 as festas foram transferidas novamente para os bailes e passaram por tantas outras mudanças.

Há aproximadamente cinco anos, o Carnaval de Belo Horizonte foi retomado pela população, com a renovação realizada pelos próprios foliões que formaram blocos e apresentações por diversos cantos da cidade. Com este renascimento a Afonso Pena voltou a receber os desfiles e blocos momescos em 2014, mesmo local onde os desfiles serão realizados este ano.

A prefeitura de BH mostra parte desta história no site www.carnavaldebh.com.br através de fotos de diversos bailes, vale a pena conferir o material e ver como a cidade e a folia vem mudando ao longo de mais de 100 anos.

Leia tudo sobre: carnavalbhhistóriafesta