Repúblicas de Ouro Preto usam a criatividade para economizar água

Estudantes criam estratégias para garantir abastecimento de água para os hospedes que lotam a cidade

iG Minas Gerais | João Paulo Costa |

CIDADES : OURO RPO - MINAS GERAIS - CARNAVAL - REPUBLICA CAVERNA ,  FOLIOES DA REPUBLICA CAVERNA  CRIA UMA MANEIRA DE ECONOMISAR AGUA NO CARNAVAL 
FOTO: JOAO GODINHO O TEMPO - 13.02.2015.
JOAO GODINHO O TEMPO
CIDADES : OURO RPO - MINAS GERAIS - CARNAVAL - REPUBLICA CAVERNA , FOLIOES DA REPUBLICA CAVERNA CRIA UMA MANEIRA DE ECONOMISAR AGUA NO CARNAVAL FOTO: JOAO GODINHO O TEMPO - 13.02.2015.

Programar festas que não tem hora de acabar. Manter o estoque de cerveja, abastecer o freezer a cada novo hóspede que chega. Não deixar a música parar de tocar um só segundo. Acolher os visitantes. Fazer novas amizades, cuidar da república e, claro, deixar fluir e estimular aquela paquera, aquele namoro gostoso. Essas temas sempre foram recorrentes para os jovens universitários das repúblicas de Ouro Preto. No entanto, este ano, em função da crise hídrica, o Carnaval nas repúblicas ouro-pretanas tem ganho outra preocupação: a economia de água. Várias repúblicas da cidade espalharam cartazes nos quartos onde ficaram os hóspedes orientando sobre um consumo mais consciente durante os quatro dias de festa.

A república Caverna, na rua Alagoas, no centro de Ouro Preto, é uma das que montou estratégias para economizar e para que ela não falte água durante a festa.

O estudante de engenharia ambiental, Gustavo Henrique Linhares Silva, 22, que vive na república idealizou uma opção que, segundo seus colegas, vai virar moda em Ouro Preto. "Já tínhamos uma piscina de 15 mil litros e o que sugeri para a turma foi criarmos um reservatório para bombear água direto para as torneiras e chuveiros da casa. Segundo ele, por meio de um bomba e uma tubulação, a água captada da chuva cairá direto em uma caixa d'agua da república e servirá para a moçada tomar banho e lavar louças. "Isso vai facilitar muito a vida de todos. A festa é massa, mas não podemos perder essa coisa de termos ações de economia de água também", conta Silva.

Segundo os estudantes da república, a Caverna deve receber mais de 120 hóspedes de sete Estados diferentes. As festanças da Caverna terão início hoje a partir das 18h.

De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, a cidade não terá problemas com abastecimento de água neste Carnaval. "A estrutura é adequada. Cabe apenas ao folião não desperdiçar. Aproveitar a festa sem desperdício é o que esperamos que os visitantes façam", disse um funcionário do Executivo Municipal que fiscalizará o desperdício de água durante o feriado. 

Leia tudo sobre: carnavalouro pretofestasecafaltaágua