Civic fica mais equipado

Sedã da Honda ganha itens de série; configuração top EXR volta a ser oferecida

iG Minas Gerais | Raimundo Couto |

Honda Civic EXR 2015
Honda/Divulgação
Honda Civic EXR 2015

A disputa pela liderança de mercado no segmentos dos sedans médios que Honda e Toyota travam há anos mais se parece com uma corrida de cavalo, em que cabeça a cabeça, o primeiro lugar se alterna. Dessa vez, a iniciativa de avançar tentando superar o oponente coube à Honda, que, para a linha 2016 do Civic, voltou a ofertar a versão EXR, a mais sofisticada.

Dentre as novidades introduzidas no modelo, está o monitor LCD de sete polegadas com comando touch para navegação. O software inclui GPS integrado com as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. O hardware também é novo e possibilita a conexão WiFi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio. Ainda como novidade foi incorporada a entrada HDMI que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks, câmeras digitais e outros. Também existem agora duas entradas USB, além do CD player e da entrada auxiliar.

Vale ressaltar também na versão top de linha o controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O Civic EXR é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida. Outro investimento feito em comodidade foi a alteração na programação da câmera de ré, que passa a reproduzir a imagem em três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante. A versão EXR ainda agrega airbags laterais e de cortina. O preço é sugerido em R$ 88,4 mil.

Versões

Nas versões LXR e LXS do Civic 2016, a central de áudio é composta por um monitor LCD colorido de cinco polegadas que reproduz as informações gerais do veículo, do computador de bordo e a imagem da câmera de ré, além de dados do sistema de áudio, que conta com CD player, entrada auxiliar, USB e bluetooth. O ar-condicionado é digital em toda a linha. As versões LXR e EXR ainda possuem função de acendimento automático dos faróis, revestimento dos bancos em couro, e os botões de comando no volante possuem aro cromado.

O jornalista viajou a convite da Honda

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave