Abstração entre promoções e crediários

Artista plástico Bernardo Pitanguy leva a arte abstrata ao público em exposição gratuita no shopping Diamond Mall

iG Minas Gerais | fábio corrêa |

Kandinksy, Dali e Miró são algumas das influências artísticas de Pitanguy
shopping Diamond Mall/Divulgação
Kandinksy, Dali e Miró são algumas das influências artísticas de Pitanguy

Os visitantes do Diamond Mall têm, a partir desta semana, um motivo a mais para passear pelos corredores do shopping. Parte da obra do artista plástico Bernardo Pitanguy está sendo exibida, desde a última terça (10), na exposição “Na Terra do Diamante o Ouro é da Arte”, até então inédita em Minas Gerais. São 18 telas abstratas, que buscam atrair para a arte os olhares de quem passar por ali.

“O povo nunca vai naquela galeria exclusiva, fria, onde estão os falsos entendedores da arte”, critica Pitanguy. “Num shopping, você está promovendo a arte num sentido maior, que é de levá-la ao povo e onde o povo está”, comenta o artista, que encontrou em Miró, Kandinksy e Dali algumas das influências para seu trabalho.

Porém, é no pai, Ivo Pitanguy, que Bernardo se inspira diariamente para produzir os quadros. “Temos em comum a plasticidade da arte, a essência, que ele traça na pele humana com o bisturi e eu, na tela com o meu pincel”, diz o artista. “Não por ser meu pai, mas eu o considero o maior artista vivo no mundo, que utiliza o material mais nobre que temos, a pele, porque é o que faz o ser humano”, diz Bernardo.

Depois de passar pela Suíça e por outras partes do Brasil, como São Paulo e Mato Grosso, a exposição chega no berço da família Pitanguy, cujas raízes remontam a Diamantina. “Pra mim, o diamante maior é o povo mineiro: educado, sensível e caloroso”, elogia. Inclusive, é em outro célebre mineiro que o artista se inspira espiritualmente. Foi na chácara de Ivo, em Diamantina, que Chico Xavier encontrou um de seus primeiros trabalhos, como caseiro, conta Bernardo. Por isso, ele não tem dúvidas de que terá a bênção do espírita na exposição. “Sem dúvidas, ele estará presente por lá”, vislumbra.

Serviço. Exposição “Na Terra do Diamante o Ouro é da Arte”, com telas de Bernardo Pitanguy, no piso L2 do shopping Diamond Mall (avenida Olegário Maciel, 1.600, Lourdes), horário de visitação, das 10h às 22h.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave