Filaretti pede sinalização no entorno das escolas

Na Câmara, vereadora pediu destaque para requerimento que aumenta segurança próximo aos colégios

iG Minas Gerais |

Isabella Filaretti. 
Em plenária, vereadora se mostrou preocupada com sinalização em escolas da cidade
cmc
Isabella Filaretti. Em plenária, vereadora se mostrou preocupada com sinalização em escolas da cidade

Fevereiro chegou, e com ele, a volta às aulas e algumas preocupações. A principal delas: segurança. Em Contagem, os alunos da rede estadual já estão estudando desde o dia 2 de fevereiro, e a rede municipal começará suas atividades no próximo dia 19.

Por isso, durante a reunião ordinária do dia 10 (terça), na Câmara Municipal, a vereadora Isabella Filaretti pediu, pela segunda vez, destaque ao Requerimento 299/2013, que ainda aguarda implantação, solicitando ao Poder Executivo nova sinalização de trânsito vertical e horizontal e a alocação de guardas municipais em todas as escolas do município de Contagem.

O grande movimento de veículos nas proximidades das escolas, aliado à falta de sinalização adequada e desrespeito por parte de motoristas e pedestres, expõe alunos ao perigo iminente de atropelamento. Para completar o quadro de risco, estudantes de todas as idades estão sujeitos a outras formas de violência como drogas e assaltos.

Os guardas municipais ficariam incumbidos de auxiliar no deslocamento dos alunos, e, principalmente, minimizar os possíveis conflitos na porta e entorno e das escolas, de forma a evitar fatores de risco e coibir comportamentos discriminatórios (racistas, homofóbicos, entre outros).

A parlamentar acredita que a segurança favorece a qualidade da educação e que essa medida urgente vai facilitar o movimento de volta às aulas e melhorar as condições do fluxo dos estudantes nos horários de entrada e saída das unidades de ensino das redes municipal, estadual e particular do município, mas salienta que o apoio da comunidade é essencial para a eficácia da ação. “Pais e responsáveis devem participar, dando bons exemplos quanto às regras de trânsito e esclarecendo assuntos polêmicos como a iniciação da sexualidade, os malefícios do uso de drogas e sobre como se proteger de possíveis abusos e violências”, finalizou.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave