Esforço e dedicação como chaves para o sucesso

O contagense Rafael da Paixão Cândido, de 18 anos, foi um dos destaques do Enem 2015, obtendo a nota necessária para cursar engenharia mecânica em uma universidade pública

iG Minas Gerais |

Rafael da Paixão. 

Estudante de 18 anos afirma que as chaves para o seu sucesso foram dedicação e foco
Arquivo pessoal
Rafael da Paixão. Estudante de 18 anos afirma que as chaves para o seu sucesso foram dedicação e foco

Em uma época do ano em que todos estão de olho nos vestibulares e muitos estudantes aguardam na expectativa de conseguir uma vaga em alguma universidade, um estudante de Contagem mostra que com muito empenho, o sonho de cursar algo de seu interesse em uma faculdade pública, por mais difícil que seja, pode se tornar realidade. O estudante da Funec Riacho, Rafael da Paixão Cândido, de 18 anos, se destacou por ter obtido um excelente desempenho no Enem, obtendo 900 pontos na redação e média acima de 715 nas demais áreas de conhecimento.

Com o objetivo de cursar engenharia mecânica em uma boa faculdade, Rafael recebeu a notícia de que foi aprovado na Universidade Federal de Uberlândia, uma das mais conceituadas na área que ele deseja estudar. Mas para obter tal feito, ele teve que fazer escolhas que nem todos estão dispostos a fazer, estudando disciplinadamente durante todo o ano para que pudesse obter o resultado necessário. “O grande problema de quem não consegue absorver o conteúdo que estuda é a dedicação total, então religiosamente dedicava todo o meu tempo para a minha aprovação, desligando o celular e treinando, principalmente, a redação duas vezes por semana”, conta.

Tendo estudado a vida toda em escolas públicas – ele cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca e médio na Funec com curso integrado em informática – Rafael conta como sua rotina era intensa. “Estudava de manhã e a tarde na Funec e à noite me dedicava exclusivamente para o Enem. Entretanto sempre que tinha a oportunidade de estudar para o exame assim o fazia, uma vez que sempre levava algum material para a escola”, conta.

Além do próprio esforço e dedicação, Rafael também destaca a importância da família ao apoiar a decisão do estudante e respeitar o seu ritmo de estudos. “O apoio da família é muito importante, principalmente no momento do estudo, permitindo que o estudante organize o seu tempo, já que a interrupção o atrapalha muito. A criação dele também é importante para mantê-lo nos estudos, por isso os pais e familiares têm uma grande responsabilidade”, diz.

O sucesso e as escolhas

O que para muitos estudantes é um temor e sinal de grande dificuldade, para Rafael foi a chance de mostrar como seu investimento em conhecimento pôde ser aproveitado. Para ele, que obteve nota 900, o segredo para escrever um bom texto é o treino. “É necessário o acompanhamento atento da redação feita, buscando corrigir os erros nas próximas” diz.

Além disso, nas horas vagas, para se divertir, o estudante conta que sempre buscava programas responsáveis e saudáveis, com atividades que não o deixassem sedentário e proporcionassem diversão em bem-estar. “Gostava de tocar instrumentos, como violão e viola, fazer caminhadas e conhecer lugares diferentes que me permitissem ter uma noção maior de mundo, como museus, exposições e teatros, algo que também me ajudou no momento da prova”, conta.

No entanto, sua escolha de se dedicar fielmente aos estudos e focar o objetivo de conseguir uma vaga na universidade trouxe também a necessidade tomar decisões difíceis. Por conta dos estudos, Rafael conta que acabou terminando um namoro de três anos, que, segundo ele, foi decisivo para sua aprovação, já que um relacionamento demanda entrega e muito compromisso. “Não indico essa decisão a ninguém, o que aconselho é que o candidato seja cônscio da conciliação do namoro com os estudos. A grande questão é que existe muito tempo para investir na sua vida amorosa, por outro lado, sua vida profissional não pode esperar muito. Logo, vale a pena investir nela o quanto antes” afirma.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave