Projeto leva incentivo à leitura ao Nacional

“Livros em Todo Lugar”, ação de distribuição de livros para a população recebe doações e encontra parceiros locais para auxiliar a iniciativa

iG Minas Gerais |

Livros em Todo Lugar.
 

Projeto idealizado na região do bairro Nacional distribui livros em locais públicos e agora também em comércios locais
farelo de quiat
Livros em Todo Lugar. Projeto idealizado na região do bairro Nacional distribui livros em locais públicos e agora também em comércios locais

O projeto Livros em Todo Lugar, de incentivo à leitura na região do bairro Nacional, segue recebendo doações e começou o ano com boas notícias. Nesse primeiro trimestre de atividades, a organização já contabiliza o recebimento de 2.159 títulos doados em praças públicas, estabelecimentos comerciais e durante apresentações teatrais.

A primeira distribuição de 2015 aconteceu no dia 7 de janeiro, data que foi marcada pelo início de duas parcerias com os comerciantes da região. Um dos primeiros estabelecimentos a receber uma caixa com livros do projeto para distribuição foi a Loja do Éder. Segundo o escritor Farelo de Quiat, um dos idealizadores da iniciativa, o apoio foi imediato. “Ao chegar lá, conversei com o proprietário, um dos microempresários mais antigos da quebrada no ramo de armarinhos e papelaria. Além de me receber bem, apoiar a iniciativa, fez questão de arrumar um local bem visível para acolher a caixa do Livros em Todo Lugar”, conta.

O segundo estabelecimento a abrigar o Livros em Todo Lugar foi a M&R Importados, dos comerciantes Laude Andreazi & Tiago Andreazi. De acordo com Farelo, a conversa com os comerciantes rendeu uma prosa sobre a importância das iniciativas culturais para a comunidade do Nacional e até uma surpresa. “Descobri que a Laude Andreazi é grande leitora voraz. Em apenas um ano, leu oito livros e comemorou o feito”, relata.

Ainda de acordo com Farelo de Quiat, a iniciativa já tem obtido êxito. “As doações nos comércios estão fazendo o maior sucesso. Em menos de 30 dias, vou ter repor os livros mais de uma vez”, diz. Ele conta ainda que são vários os relatos de pessoa que ingressaram no mundo da leitura por causa do fácil acesso aos livros. “A cada depoimento dessa natureza, seguimos firmes na missão de levar livros para todos os lugares”, afirma.

Sobre o projeto

O projeto Livros em Todo Lugar” começou em 2013 e já teve três edições realizadas. Periodicamente o escritor, com o apoio de algumas editoras, amigos e voluntários, promove um dia de doação de livros e agora também em pontos comerciais fixos da região do Nacional. Mais doações de livros a ação serão recebidas a partir de abril. Inf: 4112-2480.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave