NBA e SporTV fecham acordo para a transmissão de 3 jogos por semana

A rede televisiva também terá direito de mostrar os playoffs e as finais de conferência

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

O Golden State Warriors é um dos destaques desta temporada na NBA e o líder da Conferência Oeste
Facebook Golden State Warriors
O Golden State Warriors é um dos destaques desta temporada na NBA e o líder da Conferência Oeste

A NBA e a Globosat anunciaram nesta quinta-feira (12) um acordo para a transmissão de jogos da liga americana de basquete para o Brasil já a partir desta temporada.

As partidas serão exibidas pelo canal SporTV, que terá o direito de mostrar três jogos por semana da temporada regular, além dos playoffs e finais de conferência.

A NBA, contudo, não revelou a duração do acordo. Limitou-se a dizer que se trata de um "contrato de longo prazo".

A primeira transmissão acontecerá no dia 24 de fevereiro, com o duelo entre Toronto Raptors e Dallas Mavericks.

"Os fãs brasileiros estão entre os mais apaixonados pela NBA no mundo. Vamos trazer ainda mais jogos ao vivo e conteúdo por meio desta parceria com a Globosat", disse Arnon de Mello, diretor-executivo da NBA no Brasil.

A liga de basquete dos Estados Unidos já é exibida no Brasil por três canais: ESPN, Space e Sports+, da Sky. O novo contrato com a SporTV, segundo a NBA, não afeta esses três acordos vigentes e nem mesmo com a League Pass, plano de assinatura que oferece todos os jogos da temporada.

A parceria com a SporTV é mais um passo da NBA para expandir os seus negócios no Brasil. O país é visto como uma de suas prioridades. A maior prova foi dada em 2012, quando a liga abriu escritório no Rio.

Desde então, o Brasil já recebeu dois jogos de pré-temporada. Em 2013, Washington Wizards e Chicago Bulls se enfrentaram na Arena da Barra, no Rio. Em 2014, no mesmo local, Cleveland Cavaliers, de LeBron James, e Miami Heat fizeram uma partida que só foi decidida na prorrogação.

No fim do ano passado, a NBA deu outro passo importante para os seus negócios no país ao anunciar um acordo com a LNB (Liga Nacional de Basquete), que organiza o NBB, principal torneio brasileiro.

A liga norte-americana trabalha na gestão da área comercial, de licenciamentos e marketing da LNB. Antes, tais operações ficavam a cargo da TV Globo.

Mello, que é chefe do escritório brasileiro da NBA, planeja realizar uma terceira partida de pré-temporada da liga norte-americana no país, agora em 2015, como antecipou o blog Olímpicos.

Outra iniciativa da liga será tentar levar uma equipe nacional para disputar partidas contra rivais norte-americanos. Em outubro passado, o Flamengo, então campeão nacional e do Interclubes da Fiba (Federação Internacional), jogou três vezes nos Estados Unidos pela pré-temporada. Enfrentou Memphis Grizzlies, Orlando Magic e Phoenix Suns, com três derrotas.

Leia tudo sobre: basquetenbasportvtransmissaojogos