Câmeras debaixo de helicóptero monitorarão Minas durante o Carnaval

Centro Integrado de Comando e Controle fará operação especial similar a desenvolvida na Copa do Mundo de 2014

iG Minas Gerais | Da Redação |

Operação realizada na Copa do Mundo de 2014, volta no Carnaval em Minas
Secretaria de Estado de Defesa Social/Divulgação
Operação realizada na Copa do Mundo de 2014, volta no Carnaval em Minas

A partir desta quinta-feira (12), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) passará a funcionar em regime especial para monitorar as ações de segurança e as vias com maior aglomeração de pessoas no Carnaval em Minas Gerais. Serão cerca de 20 instituições trabalhando juntas em um mesmo espaço físico, utilizando recursos tecnológicos semelhantes aos usados pelo sistema de Defesa Social nos jogos da Copa do Mundo.

Cerca de 1.300 câmeras e um Imageador Aéreo (câmeras acopladas embaixo de um helicóptero) farão o monitoramento das principais vias da cidade, rodovias federais e estaduais, aeroportos, estações do metrô e pontos especiais de interesse operacional onde é esperada uma concentração maior de pessoas, como a praça da Savassi, praça da Estação, praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia) e praça Duque de Caxias (Santa Teresa). Essas imagens serão enviadas para o CICC em tempo real.

Além da tecnologia de última geração, no CICC serão realizadas ações individuais das instituições presentes no Centro Integrado, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, as Guardas Municipais de Contagem e de Nova Lima, a Cemig, a CBTU, a Copasa, a Gasmig, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Polícia Rodoviária Federal, a Infraero, a Polícia Federal, a Assessoria Integrada das Inteligências do Sistema de Defesa Social (AID), o Centro de Operações da Prefeitura (COP), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA).

A Operação de Carnaval no CICC começa às 9 horas da manhã desta quinta e vai até às 23 horas da próxima quarta-feira (18).

Centro Integrado de Comando e Controle

O Centro de Comando e Controle tem como finalidade oferecer apoio às instituições para a tomada de decisões ágeis, rápidas e inteligentes, de forma integrada, em situações de emergência, otimizando recursos e ações. Do local, é possível monitorar cerca de 1.300 câmeras da capital e de cidades da região metropolitana. No local há convergência de dados, imagens e informações, possibilitando ampliação do conhecimento de todas as variáveis relacionadas a eventos e ocorrências ligadas ao sistema de Defesa Social e, consequentemente, um atendimento de melhor qualidade à população.

Leia tudo sobre: carnavalcâmerashelicóptero