Embarque em metrô será na ponta das plataformas

Ainda sem previsão de início, obras vão adequar estruturas às mudanças, segundo CBTU

iG Minas Gerais | Rafaela Mansur |


Entrada em veículos convencionais e acoplados será padronizado
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Entrada em veículos convencionais e acoplados será padronizado

O metrô de Belo Horizonte tem um novo esquema de embarque, que passa a acontecer sempre na extremidade das plataformas – e não mais no meio das estruturas, como costumava ocorrer. A intenção da mudança, implantada nesta quarta, é “dar mais fluidez ao acesso dos passageiros ao trem e garantir mais tranquilidade no deslocamento, seja para entrada nos trens acoplados ou para as composições tradicionais”, conforme afirmou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), via assessoria de imprensa.

Os trens acoplados, com oito vagões – quatro a mais que os convencionais – ocupam toda a plataforma das estações, e a mudança seria uma forma de padronizar o embarque para os dois tipos de veículos.

Atualmente, são feitas duas viagens com o trem acoplado, de ida e volta entre as estações Eldorado, em Contagem, na região metropolitana, e Vilarinho, na região Norte da capital, nos horários de pico pela manhã. Segundo a CBTU, há previsão de expansão dos metrôs “estendidos”, mas ainda não há detalhes sobre datas ou números.

Em algumas estações, como a São Gabriel, na região Nordeste, não há cobertura nos locais em que os embarques passaram a ocorrer. De acordo com a assessoria de imprensa da CBTU, as plataformas devem passar por adequações para se adaptar às mudanças, mas não há previsão de início das obras.

Alerta. Funcionários da CBTU vão estar nesta quinta na estação Central, no centro de Belo Horizonte, às 17h30, para orientar os usuários em relação à mudança no esquema de embarque.

Condutores dos trens e passageiros devem se guiar pela sinalização indicativa de destino, instalada nas estações. Nesta quarta, dia de estreia da operação, folhetos explicativos foram distribuídos entre os passageiros, e cartazes foram afixados em todas as estações. Mensagens estão sendo transmitidas por meio do sistema de som das unidades.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave