A estrutura urbana que se revela pela manhã

Paulistano Felipe Russo lança, hoje, livro “Centro”, abrindo a 11ª edição do projeto Foto em Pauta

iG Minas Gerais | fábio corrêa |

Vazio. As 21 imagens do fotolivro têm como objeto os rastros de transformação presentes na cidade
FelipeRusso
Vazio. As 21 imagens do fotolivro têm como objeto os rastros de transformação presentes na cidade

O centro paulistano, logo ao amanhecer, revela o esqueleto de uma megalópole que se mantém constantemente sob a intervenção dos movimentos cotidianos. Quase fantasmagóricos, os rastros desse processo são o tema do livro “Centro”, do fotógrafo paulistano Felipe Russo, 35, e que será lançado, logo mais à noite, no projeto Foto em Pauta.

As 21 fotos que integram o fotolivro começaram a sair há cerca de três anos, quando Russo teve a ideia de percorrer, na hora da alvorada, as ruas da capital paulista com uma antiga máquina 9x12. “Isso trouxe meu olhar para a estrutura das coisas, sem que tivesse que me preocupar com personagens. Porque, quando você coloca uma pessoa na imagem, é inevitável que pense sobre a história e a relação dela sobre o espaço”, reflete o fotógrafo.

Foram os postes envergados, caixotes largados na calçada e remendos no asfalto, portanto, que se tornaram os personagens de “Centro”. “São coisas que simbolizam pequenos atos transformativos, como monumentos que celebram eventos históricos – em escala muito menor, mas que têm muito a ver com a energia da cidade”, resume Russo.

Biólogo de formação, Russo iniciou-se no ofício ao cursar disciplinas de fotojornalismo para variar o currículo. A identificação foi tamanha que, hoje, ele se dedica à pesquisa e ao ensino da fotografia. “Centro”, inclusive, integrou a dissertação do mestrado na norte-americana Hatford Art School.

Hoje, Russo apresenta o livro em projeções e depois participa de um debate com o público.

Agenda

O QUÊ. Foto em Pauta apresenta “Centro”, de Felipe Russo

QUANDO. Hoje, às 19h30

ONDE. Teatro Klaus Vianna, no Oi Futuro (Afonso Pena, 4.001)

QUANTO. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave