Amizade entre bichos de diferentes espécies intriga os cientistas

Algumas espécies mostram habilidades que antes se pensava serem só de humanos

iG Minas Gerais | Erica Goode |

Parceria. Relação de amizade entre animais pode ser observada em características como mutualidade e interação
SANDY HUFFAKER
Parceria. Relação de amizade entre animais pode ser observada em características como mutualidade e interação

Nova York, EUA. Um bode brinca com um rinoceronte bebê. Um porco se aninha com um gato. Uma serpente trata bem o hamster que originalmente seria seu almoço. Poucas coisas parecem chamar mais a atenção do público do que interações amistosas entre espécies diferentes.  

Vídeos com duplas de animais improváveis brincando ou se aconchegando se tornaram tão comuns que estão despertando o interesse de alguns cientistas, que dizem que estudos mais sistemáticos seriam interessantes.

Entre outras coisas, as amizades poderiam auxiliar a compreender como as espécies se comunicam, o que leva determinados animais a se conectar entre as diversas espécies e o grau com que alguns podem adotar comportamentos de outras espécies.

“Não existe dúvida que estudar essas relações pode dar uma ideia sobre os fatores que compõem as relações normais”, disse Gordon Burghardt, professor dos departamentos de psicologia, ecologia e biologia evolucionária da Universidade do Tennessee.

Ele afirma que um vídeo que gostava de exibir aos alunos era de uma pequena e persistente tartaruga disputando uma bola com um cãozinho da raça Jack Russell.

“Até mesmo um único exemplo oferece a possibilidade de que existe algo interessante acontecendo aqui”, avalia o professor.

A ciência não ignorou por completo as interações incomuns entre espécies. Biólogos descreveram relacionamentos formados para a obtenção de uma meta específica, como a caça cooperativa entre garoupas e moreias.

Contudo, até recentemente, qualquer sugestão de que relações entre espécies poderiam ser baseadas simplesmente na camaradagem provavelmente seria recebida com escárnio. Tal compreensão mudou à medida que se constatou que outras espécies dividem habilidades antes consideradas exclusivas dos humanos, incluindo algumas emoções, uso de ferramentas, contagem, aspectos de linguagem e até senso moral.

Humanos

Reflexo. De acordo com pesquisadores que se dedicam a investigar a relação entre os bichos, a comunicação entre espécies pode inspirar especulações não apenas sobre os animais, mas também a respeito dos humanos que são fascinados por eles.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave