Exatidão e segurança antes das operações

Ainda de acordo com ele, à medida que as impressoras 3D melhorarem, o mesmo se dará com os resultados cirúrgicos

iG Minas Gerais | Karen Weintraub |


Antes e depois. 
A pequena Violet nasceu com fissura facial e o médico que a operou usou maquetes em 3D como auxílio na sala de cirurgia
KATHERINE C COHEN
Antes e depois. A pequena Violet nasceu com fissura facial e o médico que a operou usou maquetes em 3D como auxílio na sala de cirurgia

Boston. Weinstock, diretor do Programa de Simulação Pediátrica do Hospital Infantil de Boston, vê os modelos 3D como parte de um projeto maior para a melhoria da técnica cirúrgica. Naquele hospital e em vários outros centros pediátricos espalhados pelo mundo, o programa de simulação cirúrgica que ele desenvolveu aprimora a confiança e a comunicação entre a equipe, elevando a segurança antes de operações extremamente complexas. Segundo ele, o tempo de sedação do paciente também é reduzido.

Se o programa, há quase dois anos em atividade, impediu ao menos um grande erro médico – e Weinstock tem certeza de que vários foram prevenidos –, ele já se pagou e, também, a impressora 3D de US$ 400 mil, que funciona quase que ininterruptamente no porão do hospital.

No Hospital Brigham and Women's, a impressora tridimensional ainda mais sofisticada reproduz tanto carne quanto osso, também imprimindo as ferramentas que ele utilizará para executar os cortes.

“Quando chega a hora de operar, não é preciso ficar mexendo, está tudo ali”, disse Rybicki, que realizou o procedimento na face da pequena Violet. “Você conta com um planejamento cirúrgico sem precedentes, com exatidão igualmente sem precedentes”.

Ainda de acordo com ele, à medida que as impressoras 3D melhorarem, o mesmo se dará com os resultados cirúrgicos. Em breve, os médicos passarão cateteres por réplicas de vasos sanguíneos, criando mapas para desviar de aneurismas, e sentir a diferença tátil entre tumores e tecido saudável, por exemplo. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave