Represa de Três Marias tem vazão reduzida até final do mês

Medida visa preservar volume de água do reservatório e foi tomada em virtude das chuvas significativas que vêm caindo nos afluentes do ‘Velho Chico’

iG Minas Gerais | Angélica Diniz |

Represa de Três Marias tem vazão reduzida até final do mês
CEMIG/DIVULGAÇÃO
Represa de Três Marias tem vazão reduzida até final do mês

Representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e de setores usuários da água da bacia do rio São Francisco decidiram nesta quarta-feira (11) reduzir a vazão mínima da hidrelétrica de Três Marias de 120m³/s para 80m³/s. A medida, segundo a ANA, visa preservar o volume de água do reservatório e foi tomada em virtude das chuvas significativas que vêm caindo nos afluentes do ‘Velho Chico’.

A nova vazão vale até o fim do mês, quando será feita nova avaliação. O volume útil da represa registrado nesta quarta foi de 12,87%. A hidrelétrica é operada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e tem uma potência instalada de 396MW.

Além de especialistas da ANA, participaram da reunião representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Prefeitura de Pirapora (MG), do Projeto Jaíba, entre outras instituições.

Leia tudo sobre: Três marias