Forte tremor é registrado na fronteira entre Chile e Argentina

Fenômeno, registrado às 16h57 (horário de Brasília), ocorreu cerca de 110 km ao leste de San Pedro de Atacama, no Chile, segundo o USGS, a uma profundidade de quase 269 km

iG Minas Gerais | AFP |

Um terremoto de magnitude 6,7 foi registrado no norte do Chile nesta quarta-feira (11), perto da fronteira com a Argentina e a Bolívia, informou o instituto Geológico americano (USGS), sem reportar danos ou vítimas.

O tremor, registrado às 16h57 (horário de Brasília), ocorreu cerca de 110 km ao leste de San Pedro de Atacama, no Chile, segundo o USGS, a uma profundidade de quase 269 km.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada (Marinha de Guerra) descartou o risco de tsunami no litoral chileno.

Já o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile quantificou em 6,6 graus a magnitude do tremor, que afetou a região de Antofagasta, 1.370 km ao norte de Santiago.

"Preliminarmente, não foram reportados danos a pessoas, alteração de serviços básicos ou infraestrutura, decorrentes deste sismo", informou o Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

O ministro do Interior declarou a jornalistas que o tremor foi sentido "de Arica a Tierra Amarilla", em pleno deserto do Atacama, e alertou que estarão especialmente atentos às zonas fronteiriças com a Bolívia e a Argentina, pouco povoadas e de difícil acesso, por possíveis danos.

Contudo, a Polícia de Fronteiras informou que não foram registrados danos nas regiões localizadas na zona andina, perto do epicentro do tremor.

Na cidade costeira de Antofagasta foram evacuados alguns edifícios por precaução.

"Causou medo a intensidade no início e no final do tremor, isso foi o que provocou que muitos edifícios públicos evacuassem, assim como os edifícios altos", disse Valentín Volta, prefeito da região de Antofagasta.

O terremoto foi sentido com grande intensidade, causando medo na população, mas também por sua duração e pelo ruído gerado por estruturas e janelas, segundo veículos locais.

Outro terremoto de 5,8 graus foi sentido na mesma região, por volta do meio-dia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave