Mina dá lugar a depósito ilegal

iG Minas Gerais |

Debaixo da placa que diz “Proibido jogar lixo aqui”, um depósito irregular cresce, na esquina da avenida Olímpio Garcia com a rua José Barra do Nascimento, no bairro Eldorado, em Contagem, na região metropolitana da capital. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município, Ivair Soalheiro, admite o problema, que se estende por toda a cidade. O político, no entanto, afirma que os infratores são multados.

Segundo o secretário, o “depósito” na Olímpio Garcia é um problema mais delicado, porque há uma mina de água no local. “Isso está acontecendo em vários pontos da cidade, mas ali se tornou um lugar tradicional para o depósito de lixo, o que é crime. As pessoas não percebem que, jogando lixo ali, prejudicam a qualidade da água da nascente e a própria saúde”, lamenta.

Conforme o secretário, em janeiro, 18 pessoas foram acionadas por descarte irregular de lixo. “Mas não é possível colocar fiscais em cada ponto da cidade”, diz.

Para o comerciante José de Oliveira, dono de uma distribuidora de bebidas, o problema é geral, e a prefeitura tem parte da culpa. “É lixo para todo lado. Já vi até mesmo gente que passa de carro e joga. Para piorar, tem vez que a coleta de lixo não acontece no dia ou horário marcados”.

Segundo Soalheiro, a coleta de lixo acontece a cada dois dias na região e diariamente na área comercial. “O que falta é educação ambiental”, afirma, ressaltando que moradores e comerciantes do entorno são os principais responsáveis pelo descarte irregular. (Rafaela Mansur/Especial para O TEMPO)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave