Instrumento que facilita pouso ficará ligado em Confins no carnaval

Após feriado, equipamento funcionará apenas durante á noite, já que no período do dia aeroporto estará em obras

iG Minas Gerais | CAMILA KIFER |

Um dos equipamentos utilizado quando as condições de visibilidade são reduzidas ficará ligado por 24h no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, durantes todos os dias do feriado de carnaval. O Instrument Landing System (ILS), equipamento de auxílio à navegação, estava inoperante desde agosto de 2014, quando começaram as obras de  de ampliação da pista.

A previsão era que o ILS só voltasse à operação após a completa finalização das obras de ampliação da pista em 600 metros, mas em função do mau tempo que gerou transtornos para os passageiros o equipamento voltou a ser utilizado na tarde deste domingo (8).

Em função do mau tempo que afeta a cidade desde a última sexta (6), a  BH Airport, empresa que gerencia o funcionamento o aeroporto, entrou com um pedido de utilização em caráter excepcional no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea), que autorizou a operação. A medida estabelece que após o feriado de carnaval o ILS só ficará ligado apenas durante à noite, já que no período do dia o terminal continuará em obras. Conforme informações da BH Airport, as medidas adotadas obedecem aos protocolos de segurança da aviação civil seguidos por aeroportos em todo o mundo.

A empresa ainda lembra que quando as condições atingem níveis mínimos de visibilidade, abaixo de 60 metros de altitude e de 500 metros de visão horizontal, a utilização do ILS não impede o fechamento da pista do aeroporto, conforme preveem os protocolos internacionais de segurança de voo.

Por fim, a concessionária orienta que, caso a situação de instabilidade climática permaneça, os passageiros verifiquem a situação dos voos junto às companhias aéreas antes de se dirigirem ao aeroporto.

Acompanhe a situação dos voos que estão previstos para chegar e partir do aeroporto de Confins clicando aqui.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave