Preta Gil reúne 350 mil foliões

No centro do Rio, cantora promoveu beijaço no dia em que mais cem blocos saíram às ruas

iG Minas Gerais |

Beijaço. Preta Gil anima os foliões, acompanhada de Carolina Dieckman, madrinha do bloco
André Lobo-Riotur/Divulgação
Beijaço. Preta Gil anima os foliões, acompanhada de Carolina Dieckman, madrinha do bloco

Rio de Janeiro. Com beijo coletivo no centro do Rio, o Bloco da Preta, liderado pela cantora Preta Gil, reuniu cerca de 350 mil foliões neste domingo. O balanço foi divulgado pela Riotur. A organização do evento esperava 500 mil pessoas. A festa durou cerca de três horas. A concentração ocorreu na avenida Presidente Vargas, uma das principais vias do centro do Rio. Preta vestiu fantasia de heroína, vermelha e amarela, e usou uma coroa e botas também vermelhas. O tema foi “Preta em Chamas”. Além dos 15 ritmistas, participaram da folia a atriz e madrinha do bloco, Carolina Dieckmann, a atriz Fernanda Paes Leme, o apresentador Fernando Torquatto, o ator David Brazil e a cantora de funk MC Ludmilla. Os foliões enfrentaram forte calor – os termômetros do centro marcam 30 graus. Após uma hora e meia do início do bloco, ocorreu uma confusão envolvendo diversos foliões, que foi rapidamente contida pelos seguranças. A cantora parou o bloco e reclamou no microfone. Preta disse que no ano passado ocorreram muitas brigas, o que a fez pensar em não sair neste ano. O policiamento foi reforçado no local. A cantora convidou os foliões a participarem do beijaço. A intenção era bater recorde do “Guinness Book”, com o maior número de participantes em um beijo coletivo. O sete dos maiores blocos de rua previstos para o fim de semana concentraram pelo menos 476 mil foliões na capital fluminense. Mais de cem blocos saíram no Rio entre sábado e neste domingo. Após o da Preta, o bloco com maior público, com 80 mil pessoas, foi o Simpatia É Quase Amor, que ocorreu em Ipanema. São Paulo. As marchinhas e os bonecões do tradicional Carnaval de São Luiz do Paraitinga voltaram a animar foliões no centro de São Paulo neste domingo. A folia típica da cidade do Vale do Paraíba faz parte do Festival CCBB de Carnaval e atraiu 700 pessoas em seu terceiro e último dia. Sambas tradicionais e canções de novos compositores integraram o repertório do Bloco do Ó, que atravessou ruas da Vila Madalena, neste domingo. A festa transcorreu em clima familiar, com pais e crianças. Pela primeira vez com uma banda própria, o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta iniciou seu desfile pouco depois das 16h30 deste domingo, atraindo uma multidão na rua que deu nome ao grupo, na região central da cidade. Comandada pelo músico Simoninha, a banda deverá ficar fixa no bloco nos próximos anos e traz repertório que mistura vários gêneros. Neste ano, o bloco vem com o tema "Desbunde na Augusta", contra a caretice e pelo respeito à diversidade. Mais uma vez, a atriz Alessandra Negrini é a rainha do bloco. A cantora Tulipa Ruiz vem como madrinha.

Apoio Copacabana. Criado pela Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas, o bloco Alegria Sem Ressaca contou com o apoio do ex-jogador Zico, que desfilou junto aos foliões neste domingo no Rio.

Sósia do papa morre usando fantasia Rio de Janeiro. O sósia do papa emérito Bento 16, Alberto Travesedo, morreu na tarde de sábado, aos 75 anos, após participar um bloco de Carnaval, na zona norte do Rio. Alberto sofreu um enfarte e faleceu vestido com a fantasia de religioso. Segundo familiares, ele não tinha nenhum problema de saúde. O último bloco que o sósia do papa emérito participou foi a Banda de Vila Isabel. Ele estava no ponto de ônibus, esperando para ir embora, quando sofreu o enfarte e morreu no local. Alberto Travesedo era autônomo e se fantasiava de papa desde 2007.  

 Xixi na rua

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) multaram 184 pessoas por urinarem em público, nos desfiles dos blocos do pré-Carnaval 2015 que ocorreram neste sábado (7) e domingo (8), no Rio. As multas aplicadas foram baseadas na lei municipal 3273/2001, conhecida como Lixo Zero, que prevê o pagamento de R$ 170 para quem sujar a cidade. Neste domingo, durante o desfile do Bloco da Preta, no centro do Rio, os agentes multaram 52 pessoas, sendo nove mulheres, que urinavam na rua. Já no bloco Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, zona sul, a fiscalização multou 58 foliões. Os fiscais também coibiram o estacionamento irregular e rebocaram 167 veículos no entorno dos blocos. Ações contra a venda irregular de bebidas e comidas foram realizadas. Desde o início dos blocos pré-carnavalescos, no último sábado (24), 291 pessoas (sendo 42 mulheres e dois estrangeiros) já foram detidas por agentes da Seop e multadas por equipes do Lixo Zero por urinarem em via pública.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave