Chuva faz equipamento inoperante voltar a funcionar em Confins

ILS estava desligado por causa das obras nas pistas do terminal; concessionária afirma que, nos últimos dias, as condições de visibilidade se mantiveram abaixo dos níveis mínimos e, mesmo com o equipamento, não seria permitido o pouso de aeronaves

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A chuva que atinge Belo Horizonte e algumas cidades da região metropolitana da capital e a forte neblina fez com que a concessionária do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, BH Airport, colocasse um equipamento que estava inoperante novamente em operação na tarde deste domingo (8).

Por meio de nota, a concessionária informou que o  Instrument Landing System (ILS), equipamento de auxílio à navegação, foi reativado devido às condições meteorológicas adversas, que se estendem desde sexta-feira (6). O ILS estava inoperante devido à reforma para extensão da pista do terminal.   A ação contou com os esforços do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo (DTCEA/Aeronáutica). As medidas adotadas obedecem aos protocolos de segurança da aviação civil seguidos por aeroportos em todo o mundo.

Em razão das condições climáticas, a pista do aeroporto ficou fechada para pousos na manhã e noite de sábado (7) e na manhã e tarde deste domingo (8). A BH Airport informou que durante os períodos de fechamento, as condições de visibilidade se mantiveram abaixo dos níveis mínimos, o que não permitiria o pouso de aeronaves mesmo com o funcionamento dos auxílios à navegação disponíveis no aeroporto.

Por fim, a concessionária orienta que, caso a situação de instabilidade climática permaneça, os passageiros verifiquem a situação dos voos junto às companhias aéreas antes de se dirigirem ao aeroporto.

Acompanhe a situação dos voos que estão previstos para chegar e partir do aeroporto de Confins clicando aqui.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave