Adutora rompe e deixa 17 cidades sem água em Alagoas

Segundo Alexandre Lima, assessor da Prefeitura de Olho D'Água das Flores, o incidente ocorreu pouco depois das 4h e assustou os moradores das proximidades

iG Minas Gerais | Folhapress |

Dezessete municípios ficarão sem água pelo menos até a próxima terça-feira (10) depois que uma adutora se rompeu em Olho d'Água das Flores (203 km de Maceió), em Alagoas, na madrugada deste sábado (7).

O reservatório, que fica no povoado Alto do Parujé, é responsável pelo abastecimento de 19 municípios da região.

Segundo Alexandre Lima, assessor da Prefeitura de Olho D'Água das Flores, o incidente ocorreu pouco depois das 4h e assustou os moradores das proximidades.

A força das águas arrastou carros e espalhou pelas ruas parte de uma tubulação que estava armazenada do lado de fora da adutora.

Os tubos atingiram 14 casas. Seis delas foram completamente destruídas, e quatro homens ficaram feridos.

As vítimas foram atendidas no Hospital Regional de Santana do Ipanema, a 20 km de Olhos d'Água. Apenas um dos feridos permanece hospitalizado. Ele foi transferido para a Unidade Base de Emergência do município, mas está fora de perigo.

A prefeitura e a Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) prometeram assistência aos desabrigados, que se deslocaram para a casa de parentes.

Segundo o assessor da prefeitura, o incidente teria sido provocado por uma falha de manutenção do sistema. Uma bomba do reservatório já vinha apresentando um problema mecânico.

VIZINHOS SEM ÁGUA

Em nota, a Casal informou que enviou técnicos ao local para avaliar a situação e começar o reparo da célula que se rompeu. A previsão é que as obras, iniciadas neste sábado, sejam concluídas na próxima sexta-feira (13).

A companhia trabalha para restabelecer o fornecimento de água de 12 municípios até terça. Nos outros cinco, o abastecimento só deve ser normalizado na sexta-feira.

Nesta segunda-feira (9), deve ser implantado um rodízio com o volume da segunda adutora para tentar suprir, pelo menos parcialmente, o abastecimento nas cidades. A Casal informou ainda que providencia carros-pipa para garantir água aos hospitais da região.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave