Praias mais do que perfeitas

Entre as preferidas pelos norte-americanos, ilha possui litoral surpreendente

iG Minas Gerais | Mari Campos |

O mar cristalino é marca registrada de Antigua, ilha com uma praia para cada dia do ano
Mari Campos/Agência O Globo
O mar cristalino é marca registrada de Antigua, ilha com uma praia para cada dia do ano

Antigua (pronuncia-se localmente Antiga) tem extensas praias de areia clarinha, baías recortadas por rochedos, vegetação tropical, portos e enseadas que seduzem anualmente celebridades que vão de Oprah Winfrey a Eric Clapton. Com resorts all inclusive por todo seu litoral, Antigua é hoje um dos destinos mais visitados pelos norte-americanos no Caribe e finalmente começa a entrar para o mapa dos brasileiros.

Seus moradores se orgulham em dizer que seus 280 km² de área têm 365 praias, uma para cada dia do ano. A Baía de Dickenson, próxima à capital St. John, é a mais democrática de todas e é ótima para praticar caiaque por suas águas tranquilas. Com muitos restaurantes na orla, é muito popular também entre os que viajam com crianças pequenas.

Half Moon Bay, protegida do oceano Atlântico por recifes, é uma das mais famosas. Na ponta oriental da ilha, tem pouco menos que um quilômetro de baía curvada ao redor de um mar esmeralda. Ali o turista não encontra grande infraestrutura, mas o prazer de esticar sua toalha longe das multidões.

Esportes

Fãs de snorkeling normalmente preferem os recifes de Pigeon Point, a principal praia pública da costa sul. Durante a semana, a área, aliás, costuma ser quase tão tranquila quanto suas águas; já nos fins de semana, famílias lotam o lugar com direito a piquenique e aparelhos de som.

A sudoeste, Darkwood Beach tem areias impressionantemente brancas e na maior parte do tempo é tranquila e remota – exceto nos dias em que há navios de cruzeiros atracados na ilha. O melhor horário para frequentá-la é o fim da tarde, quando os cruzeiristas já partiram e porque o pôr do sol ali costuma ser um espetáculo à parte.

All inclusive

Ilha-resort é um destino por si mesmo

A idílica Jolly Beach, de mais de 1,5 km de extensão, possui areias branquinhas, água esmeralda e palmeiras. Como há muitos hotéis na área, a praia está sempre cheia, mas nem por isso é menos gostosa.

Em Galleon Beach foram descobertos, há muitos anos, esqueletos humanos que seriam de marinheiros britânicos dos séculos XVII e XIX. Galley Bay é a queridinha dos surfistas. Alguns hotéis alcançaram fama tão intensa que se tornaram um destino em si mesmo. É o caso do resort all inclusive Jumby Bay, do grupo Rosewood, que ocupa toda uma ilha privada na costa norte de Antigua. Carrinhos de golfe e bicicletas são os únicos veículos que circulam pelos 4.000 m² de jardins e praias tranquilas.

Em Jumby Bay Beach e Pasture Bay Beach, a única preocupação é saber se as águas são de cor turquesa ou esmeralda. 

Onde ficar

Antigua

Jumby Bay: Diárias de casal a partir de US$ 1.650. Acesso de barco a partir da capital de Antigua, St. John. rosewoodhotels.com Sandals Grande Antigua: Diárias a partir de US$ 600. St. John. sandals.com

St. Barth

Cheval Blanc: Diárias a partir de 590 euros (casal). chevalblanc.com Eden Rock: Diárias a partir de 850 euros. edenrockhotel.com Le Guanahani: Até 6/4, cinco noites (inclui carro, almoço, jantar e traslados) por 4.800 euros. leguanahani.com

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave