Água pra quê?

Em plena crise hídrica, listamos dicas para manter os fios limpos sem cair no desperdício

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

Borrife o xampu seco a uma distância de 15 cm da raiz e depois escove os cabelos
BATISTE/DIVULGAÇÃO
Borrife o xampu seco a uma distância de 15 cm da raiz e depois escove os cabelos

Não precisa pesquisar a fundo para saber que a crise da água é notícia em todo o país. Em meio a flagras de desperdícios, rodízio de abastecimento e campanhas de racionamento levadas a sério, ficar sem água pode ser uma situação mais comum do que se imagina, infelizmente. E, quando isso acontecer, o que fazer para tomar banho e lavar as madeixas?

No mote da campanha para economizar água, o Pandora aprova qualquer medida que auxilie as mulheres na redução do tempo do banho, afinal, os 20 minutinhos debaixo do chuveiro consomem em média 120 litros de água. A solução é lavar menos o cabelo, é fato. Mas, e se os seus fios são oleosos? É por isso que buscamos dicas com alguns profissionais para saber os segredos de manter as madeixas limpas por mais tempo. 

De acordo com Celio Faria, cabeleireiro e embaixador de L’Oréal Professionnel, o primeiro passo para manter os fios limpos por mais tempo é lavá-los com água fria ou morna, já que as altas temperaturas estimulam a produção de oleosidade no couro cabeludo, e é justamente isso que incomoda. “Evite também condicionador e máscara na raiz e passar a mão a todo momento no cabelo”, explica.

Xampu sem água

Em tempos de correria, os xampus secos vieram muito a calhar. Em formato de spray, eles são ótimos aliados para acabar de vez com aquele aspecto de raiz oleosa, grudada no couro cabeludo, quando você tem um compromisso em cima da hora e não tem tempo para lavá-lo. “Ele não substituiu a água, mas faz ganhar mais tempo até a próxima lavagem, porque solta a raiz, dá volume e um aspecto leve aos fios. Basta levantar algumas mechas no cabelo e ir aplicando na raiz. Depois jogue o cabelo todo para baixo e borrife um pouco na nuca”, ensina Célio.

Ainda de acordo com ele, o xampu a seco é ótimo para as loiras, já que o tom vai migrando para o dourado à medida que o cabelo vai ficando oleoso.

Quem não tem cão...

Na falta do xampu seco, outras opções podem vir a calhar. De acordo com o beauty artist do Spa Bella Donna Ray Teixeira, outra sugestão quando os fios estiverem sujos é buscar ajuda também nos pós finalizadores secos e sprays de fixação seca. “Eles funcionam bem, principalmente para acabar com esse aspecto oleoso da raiz e como acabamento de um rabo de cavalo, por exemplo”, releva.

Outra saída é investir na escova de salão que garante os fios arrumados por mais tempo. “O secador sela o fio e não deixa entrar a umidade e dura mais tempo limpo do que um cabelo molhado naturalmente, que pode atrair mais poluição e sujeira na rua”, defende.

Preso, sempre

Mais vale um cabelo sujo com um penteado bem preso do que solto. A saída, quase que unânime nessa situação, é investir em opções presas. “Pode ser um rabo de cavalo ou um coque. Nos cabelos mais curtos, pode usar tiara, por exemplo. Vale tudo para que você consiga ficar mais dias sem lavar o cabelo”, explica Célio Faria.

A galeria para abastecer sua nécessaire com produtinhos que fogem da água você confere a seguir.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave