Blocos caricatos agitam a abertura oficial do Carnaval de Minas

Com pouco público, evento não teve a participação do prefeito de BH nem do governador de Minas; ausência de banheiros químicos chamou atenção

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

LINCON ZARBIETTI
undefined

Com menos de 200 pessoas, a abertura oficial do Carnaval de Minas Gerais aconteceu na manhã deste sábado, 7, na praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Blocos tradicionais de Mariana, Ouro Preto e Sabará - como Zé Pereira, Treze de Maio e Malagueta - agitaram a festa com alegorias, bonecões e batuqueiros fantasiados.

O evento contou com a participação do presidente da Belotur, Mauro Werkema, e do secretário de Turismo do Estado de Minas Gerais, Geraldo Pimenta. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, não compareceram à abertura oficial do Carnaval.

O secretario de Turismo, Geraldo Pimenta, refutou que haja impactos da crise hídrica na folia em Minas, e afirmou que a expectativa de receber 1,3 milhões de visitantes durante o Carnaval está mantida em 2015.

Uma chuva fina caiu durante boa parte da cerimônia, que não tinha banheiros químicos para atender os foliões. Os jardins da praça, porém, foram cercados com gradis para evitar danos. Não houve registro de retenções no trânsito do entorno da praça. 

Leia tudo sobre: CarnavalfoliaBelo HorizonteMinas GeraiseventofestaPraça Liberdade