Bombeiro ensina como reaproveitar a água da máquina de lavar

Ele já ensinou como conseguiu economizar 6.600 litros de água com um sistema de captação de água de chuva e agora mostra como reter 400 litros de água que seriam descartados após duas lavagens de roupas

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Pedro criou um sistema caseiro de reaproveitamento da água da máquina de lavar e economiza 400 litros de água a cada duas lavagens de roupa
WILLIAN AUGUSTO
Pedro criou um sistema caseiro de reaproveitamento da água da máquina de lavar e economiza 400 litros de água a cada duas lavagens de roupa

Você sabia que para uma lavagem de roupas na máquina de lavar se gasta cerca de 200 litros de água? O bombeiro civil Pedro Cruz, de 27 anos, morador de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, não apenas sabia, como resolveu usar o que poderia ser um exemplo de desperdício para economizar água. “Como minha mãe é feirante e traz muito material pra lavar aqui em casa, eu percebi que duas lavagens de roupa gastam 400 litros de água, e que toda essa água era descartada após a lavagem” conta.

Com isso em mente, e nos primeiros rompantes de falta de água na vizinhança no fim do ano passado, ele decidiu que não iria mais deixar a mãe descartar a água após a lavagem. Foi por isso que o morador do bairro Água Branca decidiu criar um sistema no qual dois tambores acoplados a máquina de lavar com filtros e canos ajudam a reter a água de duas lavagens para ser reaproveitada depois, lavando o carro, o terreiro, a casa ou o quintal.

Como O TEMPO mostrou na última quarta-feira (4), criatividade não falta ao bombeiro. Ele também mostrou em um vídeo como conseguiu captar 6.600 litros de água da chuva só no último mês, quando nem choveu tanto assim. Clique aqui para ver a reportagem e aprender como montar um sistema caseiro de captação de água de chuva a baixo custo.

Já para criar o sistema de reutilização da máquina da água de lavar, Pedro utiliza dois tambores de 200 litros cada (mas você pode fazer apenas com um) com torneirinhas acopladas para facilitar a “extração” da água e filtros para conter os pelinhos das roupas que sobram na água. E ele dá a dica: “Além de tudo, é uma ótima água para se lavar o quintal, porque tem o desinfetante do sabão em pó e ainda fica o cheirinho do amaciante perfumando o ambiente”.

Pedro costuma ajudar os vizinhos na instalação do sistema da máquina de lavar, e também no sistema de captação da água de chuva. Às vezes, ele faz o trabalho sozinho.“É bom passar isso pra frente, ajudar a economizar água, tem a ver com todo mundo”.

Assista a mais essa invenção do bombeiro e aprenda a criar em casa o seu próprio sistema de reaproveitamento da água da máquina de lavar a um custo baixíssimo: