Show inédito em DVD

iG Minas Gerais |

Após anos, família de Marley autoriza registro inédito do rastaman
Após anos, família de Marley autoriza registro inédito do rastaman

Neste ano, apesar das homenagens estarem concentradas com mais força na Jamaica, Bob Marley vai reverberar com canções inéditas pelo mundo todo. Mantido a sete chaves pela família do rastaman, finalmente chegará ao mercado internacional o show “Easy Skanking”, gravado em 8 de junho de 1978, no Boston Music Hall, nos Estados Unidos.

Esta é a primeira vez que a família de Bob Marley cede direitos para que a Universal Music – hoje proprietária da Island Records – relance algum material do rei do reggae. O lançamento do show em formato de DVD está marcado para 17 de fevereiro, nos Estados Unidos. Em terras brasileiras, o material só chegará em abril, com ampla distribuição da Universal Music. A gravadora confirma que tem planos para outros lançamentos inéditos de Bob Marley ainda em 2015, mas não revela quais seriam as novas pérolas.

“Easy Skanking” foi todo gravado por um fã de Bob Marley, autorizado pelo próprio rastaman a registrar o espetáculo de cima do palco, usando apenas uma câmera de mão. Pela precariedade da filmagem, algumas falhas de vídeo e áudio são latentes, mas serão preenchidas com inserções de animações digitais criadas pelos diretores de videoclipes S77 e Matt Reed, que trabalharam com Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers e Cee Lo Green.

Apesar de ter feito duas apresentações no mesmo dia – e não haver certeza de qual delas foi filmada para o DVD –, o repertório dos shows é basicamente o mesmo, e inclui canções como “No Woman, No Cry”, “I Shot The Sheriff”, “Get Up, Stand up”, “No More Trouble”, “Exodus” e “War”.

Marca. Além do DVD, a família de Bob Marley também havia anunciado em novembro do ano passado a comercialização da marca Marley Natural – que envolve a fabricação de cigarros a cremes e acessórios para os consumidores da maconha. Já em andamento, o comércio dos produtos só será permitido em países que tiverem regulamentação da erva.

O primeiro Estado a ter produtos da Marley Natural deve ser o Colorado (EUA), a partir de novembro deste ano. Hoje, existe a marca Marley Coffe, que tem variações de sabor com o nome de músicas do rastaman, como “One Love” e “Buffalo Soldier”. (Lucas Simões)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave