A criatividade de quem se preocupa em economizar água

O bombeiro civil contagense, de 27 anos, criou um sistema que capta água da chuva e tem conseguido reaproveitar o recurso com muita eficiência no bairro Água Branca

iG Minas Gerais |

Pedro Cruz.
Bombeiro civil criou mecanismo para captar água
WILLIAN AUGUSTO
Pedro Cruz. Bombeiro civil criou mecanismo para captar água

Em tempos de crise hídrica, a iniciativa de um contagense tem se destacado por contribuir com a economia de água. Morador do bairro Água Branca, o bombeiro civil Pedro Cruz, de 27 anos, colocou em prática um sistema objetivo, eficiente e barato e conseguiu captar 6.600 litros de água apenas com as poucas chuvas que caíram no último mês, na região metropolitana.

Segundo o bombeiro, o trabalho para montar o sistema de captação de água começou ainda no ano passado. Pedro conta que iniciou o desenvolvimento do projeto em novembro de 2014, depois de perceber que algumas pessoas já passavam por dificuldade de abastecimento e que poderia economizar. “Eu vi que já estava faltando água na casa dos outros e percebi que 40% da água que a gente gasta é para lavar terreiros, por exemplo. Desde o início deste ano, com a implantação desse sistema, eu já notei que houve uma diminuição na conta de água de cerca de R$ 80”, conta.

Pedro decidiu integrar o sistema de captação de água de chuva a uma piscina de plástico que tinha em casa para aumentar o volume da água que poderia reter. Com alguns filtros simples, ele conseguiu tornar a água da chuva praticamente cristalina para utilizar.

Além disso, o bombeiro civil também criou um sistema para reaproveitar a água utilizada na máquina de lavar, uma das grandes vilãs de gasto. Com ele, os cerca de 400 litros de água utilizados em duas lavagens de roupas, são reaproveitados de forma sustentável e econômica.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave