Engorda, mas faz muito bem à saúde

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

Mesmo sendo muito calórica, fruta pode ser aliada da perda de peso
Lotus Head / Divulgação
Mesmo sendo muito calórica, fruta pode ser aliada da perda de peso

O abacate tem muitas calorias, é verdade, mas pode ser um aliado do emagrecimento. Segundo a nutricionista Camila Bitencourt, do bufê Fora do Comum, cada 100 gramas da fruta contêm 160 calorias, o equivalente a um pão francês. Portanto, nada de consumo excessivo: o ideal são até três colheres (sopa) diárias.

Se o excesso da fruta pode engordar, quando consumida de forma equilibrada, ela faz muito bem ao corpo. Especialmente para quem pratica exercícios físicos, porque o abacate aumenta a disposição, evita a fadiga e contém altas doses de potássio, que atua nos músculos.

Rico em ômegas 3 e 9, o abacate facilita a circulação do sangue, além de aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim (LDL). “Essa gordura boa, chamada de mono-insaturada, previne doenças cardíacas e melhora o funcionamento do cérebro”, explica ela.

Para quem quer emagrecer, as fibras da fruta garantem uma sensação de saciedade mais prolongada e melhoram o funcionamento do intestino. E seus compostos antioxidantes ainda combatem o envelhecimento.

Quer mais? O abacate contém luteína, que protege contra a catarata, e é rico em ácido fólico e ferro, que previnem a anemia. 

 

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave