Seca em São Paulo pode prejudicar abastecimento de verduras e legumes

Segundo a ministra Kátia Abreu, não deve haver impactos na produção de grãos, mas há preocupação com a produção de verduras e legumes

iG Minas Gerais | Folhapress |

Indústria, balança comercial e taxas de emprego do país têm que melhorar
MOREIRA MARIZ/AGÊNCIA SENADO/17.7.2012
Indústria, balança comercial e taxas de emprego do país têm que melhorar

O Ministério da Agricultura está finalizando um estudo para avaliar os impactos da seca no Sudeste na produção agrícola do país e tentar criar alternativas para evitar o desabastecimento.

Segundo a ministra Kátia Abreu, não deve haver impactos na produção de grãos, mas há preocupação com a produção de verduras e legumes em São Paulo, que pode prejudicar o abastecimento desses alimentos no país.

A informação foi anunciada pela ministra nesta quinta-feira (5), durante entrevista coletiva.

"Estamos levantando todo o estoque de alimentos da Conab, a previsão de chuva dos próximos três meses e vamos entregar para a presidente até o final dessa semana um mapa geral antecipado do que poderá faltar nos próximos meses, inclusive pensando no abastecimento e na inflação", afirmou.

Segundo ela, uma das alternativas seria suprir as perdas em São Paulo por outras regiões que poderiam ser estimuladas, como os perímetros de irrigação no Nordeste.

Além disso, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, as pastas vão investir na ampliação de um programa de incentivo à recuperação e preservação das matas ciliares, que contribuem para a absorção de água no solo e podem diminuir o problema da seca.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave