Ministro Juca Ferreira nomeia secretário-executivo da Cultura

Brant foi integrante do Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), organização que defende o direito à comunicação no Brasil

iG Minas Gerais | Folhapress |

Dilma confirma Juca Ferreira na Cultura
Wilson Dias/Agência Brasil
Dilma confirma Juca Ferreira na Cultura

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, nomeou João Brant, 36, como secretário-executivo da Cultura, substituindo Ana Cristina Wanzeler.

A nomeação foi publicada no "Diário Oficial" desta quinta-feira (5).

Brant foi integrante do Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), organização que defende o direito à comunicação no Brasil. Hoje é membro afastado do grupo.

Tem mestrado em regulação e políticas de comunicação pela London School of Economics and Political Science e é doutorando em ciência política na Universidade de São Paulo.

De agosto de 2013 até o fim de 2014, foi assessor especial (o que significa coordenar a assessoria de gabinete) de Juca Ferreira na Secretaria Municipal de São Paulo.

Em maio de 2014, ao defender o voto para a presidente Dilma Rousseff (PT) em texto publicado no Facebook, Brant admitiu que em sua gestão, na cultura, "houve retrocessos notáveis em relação ao governo Lula". As ministras Ana de Hollanda e Marta Suplicy (PT) estiveram à frente no ministério na primeira gestão de Dilma.

"A cultura no governo Dilma é aquém da grandeza que o Ministério da Cultura precisa, inclusive de ampliação do papel da cultura no projeto de desenvolvimento do país", justifica.

Brant ressalta a necessidade de revitalizar a Funarte, órgão de fomento às artes do Ministério da Cultura alvo de críticas, revisar a Lei de Direitos Autorais e rediscutir a política de financiamento da cultura.

"Acho que isso passa por uma revisão da Lei Rouanet, mas precisa ir além. Precisamos pensar o que é a produção cultural no século 21, e boa parte [dela] se dá via internet", afirmou. O novo secretário-executivo também enfatiza que, durante a sua gestão, pretende fortalecer a integração do setor da cultura entre Estados, municípios, setores produtores e cidadãos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave