Defesa Civil alerta para chuvas e pede atenção em encostas e rios

Previsão para esta quinta-feira (7) é de céu nublado com chuvas fracas pela manhã e pancadas na parte da tarde

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Imagens de satélite mostram  que um sistema de baixa pressão prevalece sobre todo o Estado, o que favorece o surgimento de muitas áreas de instabilidades (tons cinza, laranja e azul claro)
Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Imagens de satélite mostram que um sistema de baixa pressão prevalece sobre todo o Estado, o que favorece o surgimento de muitas áreas de instabilidades (tons cinza, laranja e azul claro)

Nesta quinta-feira (5) a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) voltou a emitir um alerta para a possibilidade de chuvas, rajadas de vento e trovoadas em Belo Horizonte e, consequentemente, parte da região metropolitana. O alerta é válido até 9h desta sexta-feira (6).

De acordo com o aviso, áreas de instabilidade atmosféricas provocarão as chuvas e, por vezes significativas, rajadas de vento ocasionais que podem alcançar a velocidade de 45 km/h. Além disso, existe também a possibilidade de trovoadas isoladas na capital mineira. O volume de chuva esperado é de 20 a 40 mm. 

Esta quinta-feira deverá ser de céu nublado, com chuvas fracas e isoladas na parte da manhã. O tempo seguirá instável e, no decorrer da tarde, existe o risco de pancadas de chuva. As temperaturas deverão oscilar entre 17 e 27°C.

A Defesa Civil municipal recomenda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados. O órgão ainda recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros.

Os alertas também valem para que a população fique atenta no nível dos córregos e rios quando transitarem próximos à estes locais, uma vez que se alteram rapidamente podendo acarretar em transbordamentos. 

Estado

Ainda de acordo com o balanço divulgado pelo COMDEC, as informações em parceria com o instituto TempoClima PUC Minas dão conta que o tempo permanece instável sobre o Sudeste, devido à presença de um cavado (área de baixa pressão) que se estende desde o continente em associação com a frente fria até o oceano adjacente.

No restante o Estado, as condições meteorológicas ficam favoráveis à ocorrência de pancadas de chuvas em todas as mesorregiões, no entanto os maiores acumulados são esperados na Zona da Mata, Rio Doce, Central, Metropolitana de BH e Noroeste. Temperaturas em ligeiro declínio no estado.