Preparação física do Sada mostra sintonia com parte técnica

Mesmo com sequência pesada de jogos, time mostrar estar em boas condições antes de mais um compromisso internacional

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Fábio Correia tem a função de deixar os atletas em 'ponto de bala'
RENATO ARAÚJO
Fábio Correia tem a função de deixar os atletas em 'ponto de bala'

Na última semana, o Sada Cruzeiro fez três jogos em apenas cinco dias. O pedido de antecipar alguns jogos veio da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), mas foi bem aceito para o time ganhar mais tempo de preparação para a defesa do título no Campeonato Sul-Americano, que acontece entre os dias 11 e 15 deste mês, em San Juan, na Argentina. O último compromisso, antes da viagem para o país portenho, será no próximo sábado, contra o Minas, no ginásio do Riacho, em Contagem.

Mesmo com a forte sequência de partidas, o time se comportou bem e poucas alterações aconteceram, pelo técnico Marcelo Mendez, no time titular. A influência deste bom desempenho também vem da parte física, comandada pelo preparador Fábio Correia.

"Trabalhamos para isso, para deixar os atletas na melhor condição possível, independentemente de quantos jogos faremos em poucos dias. Nossa função é dar suporte para que eles façam o seu melhor nos jogos", mostra Correia, que indica que a situação é comum no mundo do vôlei.

"Quem participa de torneios por seleções, por exemplo, já está acostumado. Competições como Mundial, Liga Mundial, Grand Prix, sempre acontecem jogos um dia atrás do outro. É algo natural. Os atletas estão preparados para este tipo de trabalho", mostra.

No Sul-Americano, por exemplo, caso chegue à decisão, o time celeste fará cinco jogos em cinco dias, o que vai exigir dos atletas. Mesmo sabendo das dificuldades, Fábio Correia garante que os jogadores estarão inteiros. "É preciso deixá-los com força total para o que vier. Essa é minha parte. Se o Marcelo Mendez vai poupar ou não, se ele vai optar pelo rodízio de jogadores, a decisão é dele. Tento deixar os jogadores preparados para tudo e fico feliz que os resultados estejam aparecendo", indica.

Pensando em deixar todos os atletas na sua melhor condição física e técnica, Mendez já pensa em realizar um rodízio para que todos estejam bem quando forem solicitados no momentos decisivos do Sul-Americano e da Superliga.