Sobrinho de Tim Maia, Ed Motta critica homenagem de Ivete e Criolo

Cantores estão em projeto de shows em homenagem ao tio do compositor; turnê tem objetivo de rodar cidades brasileiras

iG Minas Gerais | Folhapress |

Sobrinho de Tim Maia, Ed Motta critica homenagem de Ivete e Criolo
Divulgação
Sobrinho de Tim Maia, Ed Motta critica homenagem de Ivete e Criolo

O cantor e compositor Ed Motta, sobrinho de Tim Maia (1942-1998), criticou na tarde desta quarta (4) um projeto de shows em homenagem ao seu tio, que será feito por Criolo e Ivete Sangalo com patrocínio da empresa de cosméticos Nivea.

O anúncio da turnê comemorativa foi feito nesta quarta durante evento em São Paulo. Ed Motta definiu a iniciativa, que promoverá shows gratuitos dos dois cantores interpretando canções de Tim Maia em diversas cidades brasileiras, como "coisa podre". A série de críticas foi publicada em sua conta no Facebook.

"Uma empresa de creme, [sic] me procurou para fazer o 'projeto' Tim Maia, a grana não era compatível com meu desprazer em fazer isso... Para mim a música do Tim Maia é intocável, fica bom mesmo é com ele, é preciso honestidade e vergonha na cara para admitir isso... O cara que teria REALMENTE cabedal para um tributo ao Tim Maia seria o Claudio Zoli, por conta do timbre de voz, e também a história e envolvimento de carreira. O compromisso com o soul/funk carioca etc etc. Mais do que sacanagem, é um desrespeito por gente que dedicou a vida inteira a isso. Vontade de vomitar, que coisa PODRE...", escreve o músico.

Até às 20h desta quarta, a publicação havia atingido quase 950 curtidas na rede social.

Procurada, a multinacional Nivea enviou uma nota rebatendo as críticas de Ed Motta. Conforme a empresa, o sobrinho de Tim Maia nunca foi contatado para falar sobre este projeto.

"Lamentamos a estranha declaração do Sr Ed Motta, que jamais foi contatado ou consultado pela Nivea ou por seus parceiros envolvidos neste projeto", diz o comunicado.

"A partir do momento em que definimos o nome de Tim Maia como o homenageado do Nivea Viva 2015, tivemos a felicidade de ver embarcar no nosso sonho Ivete Sangalo e Criolo, dois grandes artistas que possuem não apenas imenso talento mas a popularidade e a novidade desejadas para levar a música de Tim Maia a centenas de milhares de espectadores de várias gerações", concluem.

Ed Motta, por meio de sua empresária, disse à reportagem já ter sido convidado pela Nivea para um projeto de gravação de CD com repertório do tio e que declinou a proposta. Motta esclarece que não foi convidado para o atual projeto.

Contatados por meio de suas assessorias de imprensa, Ivete Sangalo e Criolo não quiseram comentar as críticas de Ed Motta.

Turnê

A turnê com Criolo e Ivete começará em Porto Alegre, no dia 12 de abril. Depois os shows seguem para Recife (26/4), Salvador (24/5), Fortaleza (31/5), Brasília (14/6) e Rio (21/6), terminando em São Paulo, no dia 28 de junho, no Parque da Juventude.

O projeto, intitulado Nivea Viva, existe desde 2012. No primeiro ano, Maria Rita fez os shows cantando músicas consagradas por sua mãe, Elis Regina (1945-1982). No ano seguinte, Vanessa da Mata apresentou somente canções de Tom Jobim (1927-1994).

Em 2014, no lugar de um único compositor foi homenageado o samba. Para recriar clássicos do gênero, os shows reuniram os cantores Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá.

Leia tudo sobre: Ed MottaTim Maia